Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6998
Type: Monografia
Título : A relação entre escola e família: limites e possibilidades no necessário protagonismo da instituição educacional
Author: Palhano, Marilza Kuster
First advisor: Costa, Joaquim Gonçalves da
Resume: A relação entre a escola e família tem papel fundamental no desempenho educacional, possibilitando inúmeras formas de desenvolvimento e processos amplos na aprendizagem, permitindo com que ocorra dentro desse espaço vastas experiências e trocas de conhecimentos entre os envolvidos, visando alcançar o sucesso na educação. Portanto, este trabalho tem como objetivo investigar a importância da relação entre pais e familiares e a instituição educacional, sob a iniciativa e o protagonismo da instituição educacional. Busca compreender como as famílias têm participado nas atividades escolares, e como a instituição tem incentivado esta participação, evidenciando a importância da instituição de ensino trabalhar em conjunto com as famílias para que ocorra um melhor desempenho escolar. O estudo baseou-se em uma pesquisa qualitativa, exploratória com pesquisa de campo realizada na escola, utilizando-se de questionários para coleta de dados. A busca pelos dados e a análise desenvolveu-se em três etapas principais, sendo elas: (I) organização do referencial teórico para direcionamento do estudo e elaboração do questionário; (II) análise dos dados coletados; (III) análise comparativa e interpretação dos dados. Portanto, conclui-se que a educação é de fundamental importância para que a criança tenha uma formação humana mais ampla e as relações escola-família (conscientes e intencionais) são positivas para o processo de ensino aprendizagem. Além disso, notou-se que a instituição de ensino não atua com vigorosidade nas iniciativas pela busca da melhora na relação entre a instituição educacional, comunidade, famílias e estudantes.
Resumen : The relationship between school and family plays a fundamental role in educational performance, enabling countless forms of development and broad processes in learning, allowing vast experiences and exchanges of knowledge between those involved to occur within this space, aiming to achieve success in education. Therefore, this work aims to investigate the importance of the relationship between parents and family members and the educational institution, under the initiative and protagonism of the educational institution. It is intended to understand how families have participated in school activities, and how the institution has encouraged this participation, highlighting the importance of the educational institution, working together with families so that better school performance occurs. The study was based on a qualitative, exploratory research with field research carried out at the school, using questionnaires for data collection. The search for data and analysis was carried out in three main stages, namely: (I) organization of the theoretical framework for directing the study and preparing the questionnaire; (II) analysis of collected data; (III) comparative analysis and interpretation of data. Therefore, it is concluded that education is of fundamental importance for the child to have a broader human formation and the school-family relationships (conscious and intentional) are positive for the teaching-learning process. In addition, it was noted that the educational institution does not act vigorously in initiatives seeking to improve the relationship between the educational institution, community, families and students.
Palabras clave : Administração da educação
Relação escola-família
Rendimento escolar
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6998
Fecha de publicación : 2023
Aparece en las colecciones: Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PALHANO.pdf478,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.