Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6999
Tipo: Monografia
Título: Análise crítica de livros didáticos aplicados ao ensino de química, uma perspectiva para o ensino médio
Autor(es): Rodrigues, Patrícia
Primeiro Orientador: Bitencourt, Thiago Bergler
Resumo: Um dos grandes gargalos do Ensino de Química é instrumentar a articulação entre teoria e prática com base na estruturação dos livros didaticos. Ideologicamente os livros devem contemplar a relação dos conceitos com o cotidiano, para dar significância ao aprendizado tornando o componente curricular mais atrativo e menos dificil. A proposta deste estudo foi analisar criticamente e minunciosamente três livros didáticos que são aplicados no Ensino Médio no Ensino de Química em uma perspectiva de ensino e aprendizagem significativa. Portanto, o problema que norteou este estudo foi entender de que forma é possível relacionar a teoria com a prática no Ensino de Química para uma aprendizagem significativa com base no que apresentam os livros didáticos. A orientação curricular e interdisciplinar bem como os desafios enfrentados, brevemente apresentados neste estudo foi uma contribuição para as discussões sobre a formação de professores de Ciências da Natureza, e sobre os processos que potencializaram a sua formação, no caso aqui o Ensino de Química. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica através de autores que tratam do assunto em questão por meio de artigos científicos, nas plataformas digitais e na legislação. A pesquisa foi comparativa entre três livros didáticos utilizados nos Colégios Públicos do Município. Constatou-se que um dos maiores desafios do ensino de Química, é estabelecer vínculos entre o conhecimento escolar e o cotidiano dos educandos. Para isso faz-se necessário contextualizar os conteúdos de ensino na realidade vivenciada pelos educandos, a fim de atribuir-lhes sentido e assim contribuir para uma aprendizagem significativa. Acredita-se que a utilização do livro didático em sala de aula auxilia o professor em seu planejamento, sugere caminhos e sequências lógicas de aprendizado, é um apoio ao professor para evitar lacunas na apresentação do conteúdo podendo inovar nas estratégias de ensino. Na análise dos livros, constatou-se que os mesmos são de maneira geral bons, cada um com suas especificidades, porém, não contemplam de maneira satisfatória a realidade da Educação do Campo.
Abstract/Resumen: One of the major bottlenecks in Chemistry Teaching is to implement the articulation between theory and practice based on the structuring of textbooks. Ideologically, books should contemplate the relationship between concepts and everyday life, to give meaning to learning, making the curriculum component more attractive and less difficult. The purpose of this study was to critically and meticulously analyze three textbooks that are applied in high school in Chemistry Teaching from a perspective of meaningful teaching and learning. Therefore, the problem that guided this study was to understand how it is possible to relate theory to practice in Chemistry Teaching for meaningful learning based on what the textbooks present. The curricular and interdisciplinary guidance as well as the challenges faced, briefly presented in this study, was a contribution to the discussions on the training of Natural Sciences teachers, and on the processes that enhanced their training, in this case Chemistry Teaching. The methodology used was bibliographical research through authors who deal with the subject in question through scientific articles, on digital platforms and in legislation. The research was comparative between three textbooks used in public schools in the city. It was found that one of the greatest challenges in teaching Chemistry is to establish links between school knowledge and the students' daily lives. For this, it is necessary to contextualize the teaching contents in the reality experienced by students, in order to give them meaning and thus contribute to meaningful learning. It is believed that the use of the textbook in the classroom helps the teacher in his planning, suggests ways and logical sequences of learning, it is a support for the teacher to avoid gaps in the presentation of the content, being able to innovate in the teaching strategies. In the analysis of the books, it was found that they are generally good, each one with its specificities, however, they do not satisfactorily contemplate the reality of Rural Education.
Palavras-chave: Química
Ensino e aprendizagem
Livro didático
Ensino médio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6999
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES.pdf962,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.