Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7000
Tipo: Monografia
Título: O ensino da matemática nas escolas do campo por meio da modelagem matemática
Autor(es): Marcelits, Silvana Bueno da Silva
Primeiro Orientador: Moraes, Vitor de
Resumo: A referida pesquisa aborda o ensino da matemática nas escolas do campo, por meio da Modelagem Matemática como uma alternativa metodológica. A pesquisa tem o intuito de identificar e apresentar o ensino da matemática nas escolas do campo. A metodologia utilizada foi aplicada por meio de um modelo matemático utilizando oficinas de modelagem, no Colégio Estadual do Campo Joaquim Nasário Ribeiro – E.F.M, além de contar também com expedição em uma unidade familiar de produção camponesa. Se tratando de uma pesquisa de campo e também bibliográfica, pois visou apresentar a realidade, dialogando com as teorias do ensino da matemática por meio da Modelagem articulada à Educação do Campo. A investigação desta pesquisa foi realizada por meio da articulação entre: pesquisa participativa, qualitativa e bibliográfica. A presente pesquisa partiu do pressuposto de que não existe uma prática do ensino da matemática nas escolas do campo utilizando a modelagem matemática como metodologia de ensino e que os educadores não têm utilizado de forma efetiva metodologias pedagógicas condizente com a realidade do campo. No entanto, como os educandos da zona rural têm suas especificidades e sua cultura, os conteúdos matemáticos passados a estes sujeitos poderiam ser aproximados do conhecimento matemático local, contextualizando a realidade do campo, valorizando seus saberes e fazendo com que estes se vejam socialmente como um sujeito pertencente ao campo e com uma identidade própria. Dessa maneira, a escolha do referido tema de pesquisa partiu da necessidade em propor metodologias pedagógicas que tenham como objetivo conectar a matemática com situações reais. Nesse contexto a Modelagem Matemática pode assumir um papel muito importante a fim de tornar as aulas significativas, mais atrativas, articular o ensino à realidade, a teoria e a prática, favorecendo o processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, a proposta dessa pesquisa é apresentar e demonstrar a possibilidade de utilizar a Modelagem Matemática no contexto escolar de uma escola do campo. Dessa forma, apresentamos aqui diferentes concepções sobre a referida alternativa metodológica, mas entendemos como necessário abordar as propostas de Burak e Bassanezi, por serem autores referência quando se fala em educação matemática e Modelagem Matemática. Por meio desta pesquisa e das oficinas desenvolvidas pode-se constatar que a Modelagem Matemática enquanto metodologia de ensino desempenha um papel importante e eficiente podendo contribuir significativamente, no âmbito da Educação do Campo, além de ser uma possibilidade de discutir as especificidades camponesas, sendo uma alternativa pedagógica aos educadores/as quanto ao ensino e aprendizagem.
Abstract/Resumen: This research approaches the teach of Math in countryside schools, by the Math Molding as a methodological alternative. The reasearch has the intention to identify and presents the teach of Math at contrysides schools. The methodology used was applied by a Math molding using molding workshop, at State Countryside School Joaquim Nasário Ribeiro – E.F.M., besides counting too with expedition in one farmer production family unit. As far as a field research and also bibliographic, as aimed presente the reality, dialoguing with the theories of math teach by the Molding articulated to the Countryside Teach.the investigation of this research was realized by the articulation among: participative, qualitative and bibliographic research. The presente research started by the assumption whereof do not exist a practice of Math teach in countrysides schools using the math molding as methodology of teach and that the teachers have not used effectivedagogical methodologies matching with the reality of the countryside. However, as the students from rural area have their specificities and their culture, the Math contents taught to these people could have been approached of local Math knowledge, contextualizing the reality of contryside, valuing their knowledge and making them could have been seeing socially as a contry person and with an own identity. So, the choice of the subject presented in this research came from the need in propose pedagogical methodologies that have the obective connect Math with real situations. In this contexto the Math Molding can assume a very importante role in order to become the classes more significant, more attractive, articulate the teach to the reality, the theory with the practice, favoring the teaching learning process. Therefore, the propose of this research is to presente and shows the possibility in using the Math Molding in school context of a contryside school. This way, we presente here different conceptions about the reffered methodological alternative, but we understand as necessary approach the proposal of Burak and Bassanezi, for being reference authors when talking in teaching Math and Math Molding. Through this research and the workshop developed can be seen that the Math Molding while teaching methodology plays an importante and eficiente role being able to contribute significantly, in the ambit of Countryside Teaching, besides to be a possibility to discuss the peasant specificities, being a pedagogical methodology to the teachers about the teaching learning.
Palavras-chave: Escola rural
Matemática
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7000
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELITS.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.