Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7009
Type: Dissertação
Title: A assistência estudantil na Universidade Federal da Fronteira Sul: análise da implementação da política de apoio pedagógico aos estudantes de graduação
Author: Bellaver, Rozilene
First advisor: Cristofoli, Maria Silvia
metadata.dc.contributor.referee1: Mello, Elena Maria Billig
metadata.dc.contributor.referee2: Trevisol, Joviles Vitório
Resume: A implementação, nas últimas duas décadas, de políticas educacionais para a educação superior, como o REUNI, PNAES e Lei de cotas, contribuíram para democratizar e garantir o acesso de um novo perfil estudantil nas IFES. Porém, somente garantir o acesso não é suficiente para que estes estudantes concluam o curso escolhido; é necessário planejar e implementar políticas de permanência. O PNAES estabelece 10 áreas que visam garantir a permanência estudantil e podem ser implementadas pelas instituições de ensino superior pública. Esta pesquisa analisou a implementação de uma das dez áreas do PNAES, o apoio pedagógico, em uma instituição de ensino superior pública, de natureza multicampi, criada em 2009. O estudo teve como propósito geral analisar a implementação do apoio pedagógico como área do Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFFS, os fatores facilitadores e seus obstáculos, na perspectiva dos profissionais técnico-administrativos em educação que desenvolvem este serviço. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. Buscou-se, através de instrumentos investigativos, como análise documental, questionário semiestruturado e entrevistas semiestruturadas, desenvolver uma avaliação de processo, referenciada em Draibe (2001). O público alvo foram os servidores TAE que desenvolvem o serviço de apoio pedagógico com estudantes de graduação na UFFS. A análise de dados foi baseada na técnica de análise de conteúdos de Bardin (2011) e se utilizou como indicadores a priori e para análise dos dados, eficiência e eficácia. Foram estabelecidas três categorias: perfil profissional; valorização profissional; e avaliação dos profissionais. Após análise dos dados foi possível inferir que o apoio pedagógico implementado para os estudantes da UFFS é parcialmente eficiente e eficaz, mas para que esta política alcance na instituição os objetivos propostos pelo programa é necessário priorizar e qualificar o serviço implementado. Formação continuada, espaço físico adequado para atendimento, sobrecarga de trabalho, ampliação do público beneficiário, trabalho coletivo e reconhecimento da comunidade acadêmica são alguns pontos frágeis levantados pelos profissionais que desenvolvem este serviço na instituição e que precisam ser aprimorados no intuito de qualificar o trabalho disponibilizado.
Abstract: The implementation, in the last two decades, of educational policies for Higher Education, such as Support Program for Restructuring and Expansion of Federal Universities Plans (REUNI), National Student Assistance Program (PNAES) and the Quota Law, contributed to democratize and guarantee access to a new student profile at the federal institutions of higher education. However, just guaranteeing access is not enough for these students to complete the chosen course it is necessary to plan and implement permanence policies. PNAES establishes 10 areas that aim to guarantee student permanence and can be implemented by public higher education institutions. This research analyzed the implementation of one of the ten area s of the PNAES, the pedagogical assistance, in a public higher education institution, multicampi , created in 2009 . The present study had the general objective of analyzing the implementation of pedagogical assistance as an area of the National Student Assi stance Program at Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), the facilitating factors and their obstacles, from the perspective of technical administrative professionals in education (TAE) who develop this service. This is a case study, with an explorat ory character and a qualitative approach. It was sought to develop a process evaluation, referenced in Draibe (2001), through investigative instruments such as documental analysis, semi structured questionnaire, and semi structured interviews. The target a udience was the TAE professionals that develop the pedagogical assistance service with undergraduate students at UFFS. Data analysis was based on Bardin's (2011) content analysis technique, it was used efficiency and effectiveness as a priori indicators an d for data analysis. Three categories were established: professional profile; professional valuation and professionals’ evaluation about the program. Through the empirical data collected, the objective of the research was reached, being possible to infer t hat the pedagogical assistance implemented for UFFS students is partially efficient and effective, but it is necessary to prioritize and qualify the implemented service for this policy to reach the objectives proposed by the program in the institution. Con tinuous training, adequate physical space for assistance, work overload, expansion of the beneficiary public, collective work and recognition of the academic community are some weak points raised by the professionals who develop this service in the institu tion and which need to be improved to qualify the provided service.
Keywords: Política educacional
Objetivos educacionais
Universidade Federal da Fronteira Sul
Ensino superior
Estudantes universitários
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7009
Issue Date: 19-Sep-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BELLAVER.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.