Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7010
Type: Dissertação
Título : O lugar e a função do direito entre Habermas e Honneth
Author: Hamel, Marcio Renan
First advisor: Hahn, Paulo
metadata.dc.contributor.referee1: Cenci, Ângelo Vitório
metadata.dc.contributor.referee2: Roani, Alcione Roberto
Resume: A presente dissertação analisa o lugar e a função do Direito nos programas filosóficos de Habermas e Honneth, no intuito de verificar se existe um progresso ou um déficit da teoria crítica em relação ao Direito. Habermas, acomoda o Direito em meio a sua teoria da ação comunicativa, enquanto uma teoria discursiva do direito e da moral, onde vê os direitos subjetivos de participação e comunicação necessários à sustentação de procedimentos democráticos participativos. Honneth, em sua teoria do reconhecimento social defende uma justiça dita relacional, ou seja, a justiça é descentralizada e a autonomia se dá via relacionamento com o outro. A justiça não se dá de modo distributivo ou procedimental, mas relacional. Na tese de Honneth o Direito parece perder relevância, ainda que esteja presente em seu debate enquanto um padrão intersubjetivo de reconhecimento, mas que não se basta sozinho, necessitando de outros padrões intersubjetivos de reconhecimento. O direito aqui não tem nem a mesma função e tampouco, a mesma relevância que possui na teoria habermasiana, cujo papel seja de se apresentar enquanto medium dos procedimentos democráticos.
Resumen : The present dissertation analyzes the place and function of Law in the philosophical programs of Habermas and Honneth, in order to verify if there is progress or a deficit of critical theory in relation to Law. Habermas accommodates Law in the midst of his theory of communicative action, as a discursive theory of law and morals, where he sees the subjective rights of participation and communication necessary to sustain participatory democratic procedures. Honneth, in his theory of social recognition, defends a so-called relational justice, that is, justice is decentralized and autonomy takes place via a relationship with the other. Justice is not distributive or procedural, but relational. In Honneth's thesis, Law seems to lose relevance, even though it is present in his debate as an intersubjective pattern of recognition, but which is not sufficient on its own, requiring other intersubjective patterns of recognition. Law here has neither the same function nor the same relevance that it has in Habermasian theory, whose role is to present itself as a medium of democratic procedures.
Palabras clave : Direito
Filosofia política
Teoria crítica
Justiça
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7010
Fecha de publicación : 1-jul-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HAMEL.pdf738,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.