Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7020
Type: Dissertação
Title: Ciberinfância: a infância em metamorfose
Author: Tonini, Cristiane Griebeler
First advisor: Neitzel, Odair
metadata.dc.contributor.referee1: Gräff, Patricia
metadata.dc.contributor.referee2: Fávero, Altair Alberto
Resume: Por meio do método hermenêutico, o presente estudo bibliográfico, amparado em pensadores do passado e do presente, tem como objeto a presença das tecnologias digitais na infância ou o fenômeno reconhecido como ciberinfância. O objetivo geral é abordar a temática do uso de tecnologias na infância. Mais especificamente, a pesquisa visa: (i) Apresentar literaturas sobre a temática da ciberinfância; (ii) Debater sobre os contrastes da infância e a ciberinfância; e (iii) Promover uma crítica-reflexiva em relação às mudanças histórico-culturais da infância e sobre as repercussões do uso de tecnologias pelo público infanto-juvenil. De forma geral, a presente pesquisa almeja contribuir com a compreensão deste fenômeno e, consequentemente, auxiliar as práticas docentes e desvendar as implicações da presença das mídias digitais no desenvolvimento infantil. Além de refletir sobre aspectos relacionados à infância sem a presença tão marcante das tecnologias, o trabalho abarca também o processo de aquisição de habilidades sociais, aceleração e consumo inerentes à infância permeada por tecnologias. Dessarte, o presente trabalho possui como problema de pesquisa a seguinte questão: Que indicativos a literatura apresenta sobre as formas de influência das tecnologias digitais sobre a infância na contemporaneidade? Este problema se desdobra em mais quatro questionamentos norteadores, sendo eles: (i) O que tem se modificado na infância?; (ii) O que é ciberinfância?; (iii) O que a ciberinfância modifica na infância enquanto modus vivendi?; (iv) Como a literatura caracteriza a influência das tecnologias digitais sobre o comportamento dos infantes a partir da segunda metade do século XX? Em vista disso, o presente estudo se vincula à linha de pesquisa “Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Visando o alcance dos objetivos propostos, para estabelecer os vínculos teóricos e embasar o diálogo hermenêutico proposto, foi constituído um núcleo de obras de referência, compreendido por obras de Pierre Lévy, George Herbert Mead, John Dewey, Francisco Rüdiger, André Lemos, Leni Vieira Dornelles, Paula Sibilia, Manuel Castells, Vin Ween, David Buckingham, Ben Vrakking, Neil Postmann, Jhon Palfrey, Urs Gasser, entre outros autores que abordam as temáticas relacionadas ao objeto de pesquisa. Assim, a pesquisa por meio da interpretação das obras dos autores, propicia um diálogo hermenêutico entre estes sobre temas que transcendem a infância e a cibercinfância como: o movimento histórico cultural da infância, suas variações conceituais; as repercussões da infância ao longo da vida dos indivíduos e sua importância para o desenvolvimento das habilidades sociais; os conceitos de tecnologia, cibercultura, virtualidade, ciberespaço, consumismo e aceleração. Ao realizarmos a pesquisa em tela, pôde ser constatada que a ciberinfância ou o uso de tecnologias digitais por crianças e adolescentes é um tema que acaba por abrir um leque vasto de aspectos a serem considerados. Cada um destes, por si só, poderia ser o tema de pesquisas independentes. Elementos como a aceleração, o consumismo, a falta de limites, problemas de saúde, de desenvolvimento, de relacionamento e de interação estão atrelados ao fenômeno pesquisado e, certamente, merecem mais pesquisas focadas em cada qual.
Abstract: Through the method of Hermeneutics, the present bibliographical study, supported by past and present researchers, aims to investigate the presence of digital technologies in childhood, or, the phenomenon recognized as cyberchildhood. The general objective of this study is to analyze the childhood use of technologies. More specifically, this research aims to: (i) Present to the reader literature about the cyberchildhood theme; (ii) Debate about the contrasts between childhood and cyberchildhood and (iii) Promote a critical-reflective approach to historical-cultural changes in childhood and the repercussions of the use of technology by children and youngsters. In general, this research aims to contribute to the understanding of this phenomenon, consequently helping to improve teaching practices and unraveling the implications of the presence of digital media in children’s development. In addition to reflecting on aspects related to childhood without the strong presence of technology, this research also covers the process of acquiring social skills, acceleration and consumption inherent to the childhoods permeated by technology. Therefore, the present work has as its research problem the following question: What indications does the analyzed literature present about how digital technologies influence childhood in contemporary times? This problem unfolds into four more guiding questions, namely: (i) What has changed in childhood?; (ii) What is cyberchildhood?; (iii) What does cyberchildhood change in childhood as a modus vivendi?; (iv) How does the analyzed literature characterize the influence of digital technologies on the behavior of children from the second half of the 20th century onwards? In view of this, the present study is linked to the line of research “Teacher Training: Educational Knowledge and Practices” of the Stricto Sensu Postgraduate Program in Education at the Universidade Federal da Fronteira Sul. Aiming to achieve the proposed objectives, to establish the theoretical links and to support the proposed hermeneutic dialogue, a nucleus of reference works was created, comprising works by Pierre Lévy, George Herbert Mead, John Dewey, Francisco Rüdiger, André Lemos, Leni Vieira Dornelles, Paula Sibilia, Manuel Castells, Vin Ween, David Buckingham, Ben Vrakking, Neil Postmann, John Palfrey, Urs Gasser, among other authors who address topics related to the object of research. Thus, research through the interpretation of the authors' works provides a hermeneutic dialogue between them on themes that transcend childhood and cyberchildhood, such as: the cultural historical movement of childhood, its conceptual variations; the repercussions of childhood throughout individuals' lives and their importance for the development of social skills; the concepts of technology, cyberculture, virtuality, cyberspace, consumerism and acceleration. When carrying out the research on screen, it was clear that cyber childhood or the use of digital technologies by children and adolescents is a topic that ends up opening up a wide range of aspects to be considered. Each of these, on its own, could be the subject of independent research. Elements such as acceleration, consumerism, lack of limits, health, development, relationship and interaction problems are linked to the phenomenon researched and certainly deserve more research focused on each of them.
Keywords: Formação de professores
Tecnologia
Ensino e aprendizagem
Infância
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7020
Issue Date: 27-Sep-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TONINI.pdf823.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.