Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7021
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Almir Paulo dos-
dc.contributor.advisor-co1Fabian, Eloi Pedro-
dc.contributor.referee1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee2Fávero, Altair Alberto-
dc.creatorBattisti, Douglas-
dc.date2023-08-30-
dc.date.accessioned2023-10-16T18:53:10Z-
dc.date.available2023-10-10-
dc.date.available2023-10-16T18:53:10Z-
dc.date.issued2023-10-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7021-
dc.description.resumoEste trabalho contempla o estudo sobre o ensino de filosofia para crianças no ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS. Prevê através de uma pesquisa de cunho bibliográfico corresponder ao problema: como a filosofia para crianças, enquanto abordagem teórico-metodológica, pode contribuir para a valorização, resgate e atualização do ensino de filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS? Buscando responder essa pergunta temos como objetivo geral: analisar como o ensino de filosofia para crianças, contribui, enquanto abordagem teórico-metodológica na valorização, resgate e atualização nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS. A fim de esmiuçar esta pesquisa caminha sob quatro outros objetivos: evidenciar um aporte teórico referente ao ensino de filosofia para crianças, destacando os pressupostos teóricosmetodológicos; identificar na estrutura curricular documental da rede de ensino municipal dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Marau/RS as dimensões teóricas e metodológicas que abordam o ensino de filosofia para crianças; analisar as dimensões teóricas e metodológicas identificadas nos documentos que tratam do ensino de filosofia para crianças nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS; e desenvolver como produto final um e-book que que aborde as questões teóricas metodológicas referente ao ensino de filosofia, para os professores/as da rede municipal de Marau/RS e socializar em um espaço formativo. O aporte teórico desenvolvido auxilia os professores na compreensão dos pressupostos que são necessários para trabalhar o ensino de filosofia nos anos iniciais. A análise da realidade educacional do município de Marau revelou algumas lacunas. Essas lacunas são identificadas na redação do texto (estrutura e diagramação) e no apontamento do campo teórico a ser trabalhado em sala de aula. Chega-se à conclusão de que por falta de conhecimento sobre os temas apontados os professores/as correm o risco de se afastar das unidades temáticas e objetos do conhecimento propostos, podendo contribuir para a perda de sentido do ensino de filosofia na rede municipal de Marau/RS.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2023-10-10T18:30:11Z No. of bitstreams: 1 BATTISTI.pdf: 3705920 bytes, checksum: f9b7c75a8feafda4431a9f73b181d66c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-16T18:53:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BATTISTI.pdf: 3705920 bytes, checksum: f9b7c75a8feafda4431a9f73b181d66c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-16T18:53:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BATTISTI.pdf: 3705920 bytes, checksum: f9b7c75a8feafda4431a9f73b181d66c (MD5) Previous issue date: 2023-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamantalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.titleFilosofia para crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem sobre sua relevância e presença nas escolas municipais em um município do norte do Estado do RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATTISTI.pdf3,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.