Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7021
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Almir Paulo dos | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Fabian, Eloi Pedro | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.contributor.referee2 | Fávero, Altair Alberto | - |
dc.creator | Battisti, Douglas | - |
dc.date | 2023-08-30 | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T18:53:10Z | - |
dc.date.available | 2023-10-10 | - |
dc.date.available | 2023-10-16T18:53:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-10 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7021 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho contempla o estudo sobre o ensino de filosofia para crianças no ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS. Prevê através de uma pesquisa de cunho bibliográfico corresponder ao problema: como a filosofia para crianças, enquanto abordagem teórico-metodológica, pode contribuir para a valorização, resgate e atualização do ensino de filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS? Buscando responder essa pergunta temos como objetivo geral: analisar como o ensino de filosofia para crianças, contribui, enquanto abordagem teórico-metodológica na valorização, resgate e atualização nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS. A fim de esmiuçar esta pesquisa caminha sob quatro outros objetivos: evidenciar um aporte teórico referente ao ensino de filosofia para crianças, destacando os pressupostos teóricosmetodológicos; identificar na estrutura curricular documental da rede de ensino municipal dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Marau/RS as dimensões teóricas e metodológicas que abordam o ensino de filosofia para crianças; analisar as dimensões teóricas e metodológicas identificadas nos documentos que tratam do ensino de filosofia para crianças nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS; e desenvolver como produto final um e-book que que aborde as questões teóricas metodológicas referente ao ensino de filosofia, para os professores/as da rede municipal de Marau/RS e socializar em um espaço formativo. O aporte teórico desenvolvido auxilia os professores na compreensão dos pressupostos que são necessários para trabalhar o ensino de filosofia nos anos iniciais. A análise da realidade educacional do município de Marau revelou algumas lacunas. Essas lacunas são identificadas na redação do texto (estrutura e diagramação) e no apontamento do campo teórico a ser trabalhado em sala de aula. Chega-se à conclusão de que por falta de conhecimento sobre os temas apontados os professores/as correm o risco de se afastar das unidades temáticas e objetos do conhecimento propostos, podendo contribuir para a perda de sentido do ensino de filosofia na rede municipal de Marau/RS. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2023-10-10T18:30:11Z No. of bitstreams: 1 BATTISTI.pdf: 3705920 bytes, checksum: f9b7c75a8feafda4431a9f73b181d66c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-16T18:53:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BATTISTI.pdf: 3705920 bytes, checksum: f9b7c75a8feafda4431a9f73b181d66c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-16T18:53:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BATTISTI.pdf: 3705920 bytes, checksum: f9b7c75a8feafda4431a9f73b181d66c (MD5) Previous issue date: 2023-10-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamantal | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.title | Filosofia para crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem sobre sua relevância e presença nas escolas municipais em um município do norte do Estado do RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BATTISTI.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.