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    https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7021| Tipo: | Dissertação | 
| Título: | Filosofia para crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem sobre sua relevância e presença nas escolas municipais em um município do norte do Estado do RS | 
| Autor(es): | Battisti, Douglas | 
| Primeiro Orientador: | Santos, Almir Paulo dos | 
| Primeiro coorientador: | Fabian, Eloi Pedro | 
| Primeiro membro da banca: | Pereira, Thiago Ingrassia | 
| Segundo membro da banca: | Fávero, Altair Alberto | 
| Resumo: | Este trabalho contempla o estudo sobre o ensino de filosofia para crianças no ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS. Prevê através de uma pesquisa de cunho bibliográfico corresponder ao problema: como a filosofia para crianças, enquanto abordagem teórico-metodológica, pode contribuir para a valorização, resgate e atualização do ensino de filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS? Buscando responder essa pergunta temos como objetivo geral: analisar como o ensino de filosofia para crianças, contribui, enquanto abordagem teórico-metodológica na valorização, resgate e atualização nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS. A fim de esmiuçar esta pesquisa caminha sob quatro outros objetivos: evidenciar um aporte teórico referente ao ensino de filosofia para crianças, destacando os pressupostos teóricosmetodológicos; identificar na estrutura curricular documental da rede de ensino municipal dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Marau/RS as dimensões teóricas e metodológicas que abordam o ensino de filosofia para crianças; analisar as dimensões teóricas e metodológicas identificadas nos documentos que tratam do ensino de filosofia para crianças nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS; e desenvolver como produto final um e-book que que aborde as questões teóricas metodológicas referente ao ensino de filosofia, para os professores/as da rede municipal de Marau/RS e socializar em um espaço formativo. O aporte teórico desenvolvido auxilia os professores na compreensão dos pressupostos que são necessários para trabalhar o ensino de filosofia nos anos iniciais. A análise da realidade educacional do município de Marau revelou algumas lacunas. Essas lacunas são identificadas na redação do texto (estrutura e diagramação) e no apontamento do campo teórico a ser trabalhado em sala de aula. Chega-se à conclusão de que por falta de conhecimento sobre os temas apontados os professores/as correm o risco de se afastar das unidades temáticas e objetos do conhecimento propostos, podendo contribuir para a perda de sentido do ensino de filosofia na rede municipal de Marau/RS. | 
| Palavras-chave: | Filosofia Ensino fundamantal Ensino Anos iniciais | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul | 
| Sigla da Instituição: | UFFS | 
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim | 
| Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7021 | 
| Data do documento: | 10-Out-2023 | 
| Nível: | Mestrado | 
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação | 
Arquivos associados a este item:
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