Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7021
Type: Dissertação
Title: Filosofia para crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem sobre sua relevância e presença nas escolas municipais em um município do norte do Estado do RS
Author: Battisti, Douglas
First advisor: Santos, Almir Paulo dos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fabian, Eloi Pedro
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee2: Fávero, Altair Alberto
Resume: Este trabalho contempla o estudo sobre o ensino de filosofia para crianças no ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS. Prevê através de uma pesquisa de cunho bibliográfico corresponder ao problema: como a filosofia para crianças, enquanto abordagem teórico-metodológica, pode contribuir para a valorização, resgate e atualização do ensino de filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS? Buscando responder essa pergunta temos como objetivo geral: analisar como o ensino de filosofia para crianças, contribui, enquanto abordagem teórico-metodológica na valorização, resgate e atualização nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS. A fim de esmiuçar esta pesquisa caminha sob quatro outros objetivos: evidenciar um aporte teórico referente ao ensino de filosofia para crianças, destacando os pressupostos teóricosmetodológicos; identificar na estrutura curricular documental da rede de ensino municipal dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Marau/RS as dimensões teóricas e metodológicas que abordam o ensino de filosofia para crianças; analisar as dimensões teóricas e metodológicas identificadas nos documentos que tratam do ensino de filosofia para crianças nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS; e desenvolver como produto final um e-book que que aborde as questões teóricas metodológicas referente ao ensino de filosofia, para os professores/as da rede municipal de Marau/RS e socializar em um espaço formativo. O aporte teórico desenvolvido auxilia os professores na compreensão dos pressupostos que são necessários para trabalhar o ensino de filosofia nos anos iniciais. A análise da realidade educacional do município de Marau revelou algumas lacunas. Essas lacunas são identificadas na redação do texto (estrutura e diagramação) e no apontamento do campo teórico a ser trabalhado em sala de aula. Chega-se à conclusão de que por falta de conhecimento sobre os temas apontados os professores/as correm o risco de se afastar das unidades temáticas e objetos do conhecimento propostos, podendo contribuir para a perda de sentido do ensino de filosofia na rede municipal de Marau/RS.
Keywords: Filosofia
Ensino fundamantal
Ensino
Anos iniciais
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7021
Issue Date: 10-Oct-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BATTISTI.pdf3,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.