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Tipo: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas na educação infantil: experiências democráticas na infância
Autor(es): Berlanda, Tania
Primeiro Orientador: Santos, Almir Paulo dos
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Segundo membro da banca: Cenci, Angelo Vitorio
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo de pesquisa analisar práticas pedagógicas na escola de Educação Infantil a partir de experiências democráticas na Infância. A educação das crianças necessita de aprendizagens por meio das experiências, e assim sendo, experiências democráticas vividas na infância podem impactar positivamente no futuro da sociedade. Nesse sentido, a pesquisa pretende: a) Desenvolver aportes teóricos em relação as concepções históricas da educação na Infância e o processo interativo de experiências democráticas; b) Identificar práticas pedagógicas na escola de Educação Infantil afim de compreender como acontecem as experiências educativas que contribuem na formação democrática da criança; c) Analisar as concepções de professores da escola de Educação Infantil sobre como estão organizadas as práticas pedagógicas de maneira que propiciem experiências democráticas na Infância; d) Demonstrar indicativos sobre as práticas pedagógicas na experiência democrática na Infância em um e-book, dentro da perspectiva de intervenção, a partir dos dados construídos na pesquisa (Produto Final). A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, na qual foi realizada, também, entrevistas semiestruturadas com os professores do Núcleo Investigação (turmas com crianças de 4 e 5 anos) e observação participante com as crianças do mesmo núcleo. As entrevistas foram gravadas com o auxílio de um aplicativo de smartphone e transcritas. A observação participante teve seus registros em fotos e anotações em um Diário de Campo. Para analisar os dados coletados, utilizou-se da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Realizou-se a análise a partir das concepções dos professores, as quais foram categorizadas em: (a) Experiências Democráticas a partir da Concepção dos Professores na Educação Infantil; e (b) Concepções e Práticas Pedagógicas dos Docentes na Formação Democrática da Criança. A análise da observação participante foi realizada com base nas seguintes categorias: (a) Experiências Democráticas nas Observações com as Crianças; e (b) A Inserção das Crianças nas Práticas Pedagógicas. Após a análise dos dados, este estudo revelou que as práticas pedagógicas pensadas para a criança e de forma que a respeite e ouça suas demandas, podem desenvolver experiências democráticas na infância. Conclui-se que as práticas pedagógicas demandam, em maior parte, de recursos humanos para o desenvolvimento de experiências democráticas na infância. Por fim, o trabalho ainda conta com o Produto Final, na perspectiva de intervenção. Para isso, foi organizado um e-book com indicativos de experiências democráticas e como elas podem estar presentes na infância.
Abstract/Resumen: This dissertation has the research objective of analyzing pedagogical practices in kindergarten schools based on democratic experiences in childhood. Children's education requires learning through experiences, thus, democratic experiences lived in childhood can positively impact the future of society. In this sense, the research intends to: a) Develop theoretical contributions in relation to the historical conceptions of childhood education and the interactive process of democratic experiences; b) Identify pedagogical practices in kindergarten in order to understand how the educational experiences that contribute to the democratic formation of children take place; c) To analyze the conceptions of Early Childhood Education teachers about how pedagogical practices are organized in a way that promotes democratic experiences in childhood; d) Demonstrate indications about pedagogical practices in the democratic experience in childhood in an e-book, within the perspective of intervention, based on the data constructed in the research (Final Product). The methodology used in this research is qualitative, bibliographical and documental in nature, in which semi-structured interviews were also carried out with teachers from the Investigation Center (classes with children aged 4 and 5 years) and Participant Observation with children from the same Center. The interviews were recorded with the aid of a smartphone application and transcribed, participant observation had its records in photos and notes in a Field Diary. To analyze the collected data, we used Bardin's Content Analysis (2016). The analysis was carried out from the conceptions of the teachers, which were categorized into: (a) Democratic Experiences from the Conception of Teachers in Early Childhood Education; (b) Pedagogical Conceptions and Practices of Teachers in the Democratic Training of Children. Participant observation was categorized as (a) Democratic Experiences in Child Observations; (b) The Insertion of Children in Pedagogical Practices. After analyzing the data, this study revealed that pedagogical practices designed for children and in a way that respects them and listens to their demands, can develop democratic experiences in childhood. It is concluded that the pedagogical practices demand, for the most part, human resources for the development of democratic experiences in childhood. Finally, the work still has the Final Product, from the perspective of Intervention, in which an e-book was organized with indicatives of democratic experiences and how they can be present in childhood.
Palavras-chave: Experiências Democráticas
Práticas Pedagógicas
Educação Infantil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7022
Data do documento: Ago-2023
Nível: Mestrado
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