Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7051
Tipo: Monografia
Título: Ocupações secundaristas e subversões da identidade de gênero no território escolar
Autor(es): Naibo, Gerson Junior
Primeiro Orientador: Simões, Willian
Primeiro membro da banca: Copatti, Carina
Segundo membro da banca: Moura, Neide Cardoso de
Resumo: O presente trabalho consiste na caracterização das Ocupações Secundaristas ocorridas em 2016, no município de Chapecó (SC), objetivando discutir como estas contribuíram para que as/os ocupas pudessem se interrogar acerca de suas identidades, subvertendo os padrões pré-estabelecidos na/pela escola, reposicionando a sua autoidentificação em relação à orientação sexual, identidade de gênero e sexualidade. O caminho trilhado metodologicamente e o material empírico que permitiu tal análise compreendeu o desenvolvimento de rodas de conversas e a realização de entrevistas semiestruturadas com os jovens autodenominadas/os ocupas. As entrevistas em questão foram realizadas entre os anos de 2019 e 2020, com seis participantes das ocupações. Organizadas em quatro blocos temáticos, totalizavam 36 perguntas. Esse processo, em sua totalidade, permitiu evidenciar a complexidade e as contradições que marcaram as Ocupações Secundaristas nas escolas de Educação Básica de Chapecó. Entre as principais conclusões do diálogo estabelecido mediante a realização das entrevistas, se identificou nas ocupações as potencialidades para a discussão de assuntos tematicamente subalternizados pela estrutura curricular, que nessa mobilização passou a ser organizada e protagonizada pelas/os estudantes através de rodas de conversas e discussões abertas. Por meio disso, as/os ocupas subverteram as concepções relacionadas ao modo de estar e ser no mundo, reconstruindo e transformando a realidade social das escolas e das suas individualidades subjetivas.
Abstract/Resumen: The present work consists of the characterization of the Secondary Occupations that took place in 2016, in the municipality of Chapecó (SC), aiming to discuss how these contributed so that the ocupas could question themselves about their identities, subverting the pre-established standards at / by the school, repositioning their self-identification in relation to sexual orientation, gender identity and sexuality. The path followed methodologically and the empirical material that allowed such an analysis, included the development of conversation circles and the realization of semi-structured interviews with self-styled young people. The interviews in question were conducted between the years 2019 and 2020, with six participants in the occupations. Organized in four thematic blocks, they were 36 questions. This process, in its entirety, made it possible to highlight the complexity and contradictions that marked Secondary Occupations in the Basic Education schools of Chapecó. Among the main conclusions of the dialogue established by conducting the interviews, the potentialities for the discussion of subjects thematically subordinated by the curricular structure were identified in the occupations, which in this mobilization started to be organized and led by the students through rounds of conversations and discussions. open. Through this, the ocupas subverted the conceptions related to the way of being and being in the world, reconstructing and transforming the social reality of schools and their subjective individualities.
Palavras-chave: Movimento estudantil
Movimentos sociais urbanos
Genêros (grupos sociais)
Sexualidade
Escola
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7051
Data do documento: 20-Mai-2021
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAIBO.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.