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Tipo: Dissertação
Título: A dimensão epistêmica na formação docente: uma análise do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, com base na teoria "Da relação com o Saber", de Bernard Charlot.
Autor(es): Milczarek, Cheila Daniane Marianof
Primeiro Orientador: Silva, Ilton Benoni da
Resumo: A presente pesquisa situa-se no campo de investigação sobre a formação de professores e trata, especificamente, da reflexão a respeito da compreensão da dimensão epistêmica neste processo, analisando como tal relação está pensada na concepção, estruturação e funcionamento do Curso de Pedagogia da UFFSCâmpus Erechim. Dessa forma, toma como base de investigação os documentos que explicitam as ações formativas desenvolvidas com os estudantes da primeira turma de concluintes: Projeto Pedagógico do Curso e Planos de Ensino dos Componentes Curriculares obrigatórios de 2010 a 2014. Realiza a análise por meio dos postulados científicos de Charlot, no que se refere ao conceito de saber e às decorrências pedagógicas e epistemológicas que sustentam a estruturação da dimensão epistêmica: atividade e mobilização, prática do saber e saber da prática. Apresenta, também, contribuições de outros autores, que convergem com o pensamento de Charlot e reforçam a importância deste debate; entre eles: Libâneo (2004, 2007, 2010, 2011), Pimenta (1996, 2007, 2011), Scheibe (2007), Moraes e Torriglia (2003), Duarte (2003, 2010) e Lima (2012). Problematiza os processos de formação docente, primando pela análise de conteúdo (Bardin, 2009) e pelo exercício constante da postura dialética, no que se refere às sucessivas aproximações entre o objeto de estudo, o referencial teórico adotado e os contextos da investigação. Os resultados da pesquisa são expressos pelo viés qualitativo e contemplam as interpretações e inferências da pesquisadora acerca do material empírico analisado. Diante disso, percebem-se manifestações heterogêneas com relação ao conteúdo dos planos de ensino e, para retratar de maneira mais específica este panorama analítico, definiu-se a subdivisão da totalidade de documentos, dentro de cada domínio, em macro categorias, denominadas da seguinte forma: dimensão epistêmica consistente; predomínio da base teórica substancial e ênfase instrumental. À macro - categoria dimensão epistêmica consistente, reúnem-se todos aqueles documentos que manifestam, em seu conteúdo, indicativos da presença das categorias “charlotianas” atividade/mobilização e prática do saber, permeando o acesso dos estudantes ao saber. Com relação à macro - categoria predomínio da base teórica substancial constata-se a preeminência do marco referencial na condução das ações formativas desenvolvidas, contudo, pouca expressão das alternativas metodológicas utilizadas para a efetivação da relação com o saber, para com os acadêmicos, referindo-se a maioria dos documentos analisados. E, em se tratando da macro – categoria ênfase instrumental, as correlações que se estabelecem entre o acesso dos acadêmicos ao saber e as trajetórias metodológicas utilizadas, convergem para o oferecimento de instrumentos a serem aplicados no desenvolvimento de determinadas práticas referentes ao percurso acadêmico, ou às situações didáticas de atuação docente; condição revelada em uma pequena parcela dos documentos analisados. Além destas constatações, a pesquisa oferece outros questionamentos a respeito da totalidade das concepções, intencionalidades e dos procedimentos metodológicos abordados no percurso formativo analisado e da possibilidade de novas configurações.
Abstract/Resumen: This study investigates teacher training and its epistemic dimension, analyzing how this relationship is thought in the design, organization and operation of the Pedagogical Course of UFFS- Campus Erechim. Thus, we use Pedagogical Programme of the course and Teaching plans of the curriculum components from 2010 to 2014, which explain the formative actions developed with the first class of graduated students.The analysis is based on Charlot´s scientific concepts on knowledge and pedagogical and epistemological practices, which support the epistemic dimension: activity and mobilization, practical knowledge and knowledge of practice. The study also has contributions from other authors, such as Libâneo (2004, 2007, 2010, 2011), pepper, Scheibe (2007), Moraes and Torriglia (2003) Duarte (2003, 2010), who share Charlot´s ideas and reinforce the importance of this debate. It questions the teacher training processes, striving for content analysis (Bardin, 2009), as well as for the constant exercise of dialectical stance on the close association between the object of study, the theoretical framework and the investigation contexts. The study results are expressed by the qualitative bias and include the reseacher´s interpretations and inferences on the analyzed empirical data. We could realize heterogeneous manifestations regarding the content of teaching plans. In order to portray more specifically this analytical overview, we divided the documents within each field, in macro categories named as follows : consistent epistemic dimension and predominance of substantial theoretical and instrumental emphasis. The macro - consistent epistemic dimension category – comprise all the documents that show, in its content, the presence of the "charlotian" activity / mobilization and practical knowledge categories, promoting the students´ knowledge. Regarding macro – main category of substantial theoretical base – we can see the preeminence of the framework, in the performance of the training activities developed. However, in most documents we found out few methodological alternatives used for the students to achieve a good relationship with knowledge. About the macro - instrumental category emphasis – we can say that the correlations established between the students´access to knowledge, as well as the methodological paths used lead either to the offering of instruments to be used to develop certain academic practices, or to the didactic situations of teaching performance were seen in a small amount of documents. In addition to these findings, this study offers other questions about the conceptions, intentions and methodological procedures addressed in the analyzed training path, as well as the possibility of new settings.
Palavras-chave: Professores
Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/706
Data do documento: 2015
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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