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Type: Monografia
Title: Tempo e narrativa: um enxerto hermenêutico em Paul Ricoeur
Author: Bido, Mateus
First advisor: Corá, Elsio José
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Cristina Amaro
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Cláudio Reichert do
Resume: Entende-se o projeto hermenêutico de Paul Ricoeur, em última instância, um projeto que se preocupa com a busca do sentido, mesmo sendo uma busca infinitamente aberta, como afirma o próprio autor. O problema da pesquisa ancora-se na obra Tempo e Narrativa: é somente a narrativa que torna acessível a experiência humana de tempo? O tempo só se torna humano por meio da narrativa? Para isso é necessário compreender o fundamento central da argumentação, uma forma de enxerto entre as grandes teorias clássicas na filosofia que, em um primeiro momento, parecem não ter relação: o texto sobre o Tempo de Agostinho e a Poética de Aristóteles. No período antigo, Aristóteles faz uma estrutura acerca da narrativa das tragédias e destacando o caráter mimético das peças gregas na arte. Já no período medieval, Santo Agostinho, no livro XI das Confissões, fundamenta o conceito de tempo sendo um distentio animi. A compreensão hermenêutica que aproxima essas duas teorias, são importantes na filosofia ricoeuriana, em vários aspectos: como um novo modo de tratar a narrativa, sendo uma ferramenta semântica diferente conforme seu uso (literário e metafórico); como fornecedor de uma nova interpretação acerca do problema secular de definição do conceito “tempo”; como ponto fundamental para a construção de obras posteriores. No texto buscaremos entender como é possível o enxerto hermenêutico que compõe a tese central do livro Tempo e Narrativa.
Abstract: The hermeneutic project of Paul Ricoeur can be understood, ultimately, as a project concerned with the search for meaning, even though it is an infinitely open search, as stated by the author himself. The problem of the research is anchored in the work Time and Narrative: is it only through narrative that human experience of time becomes accessible? Does time only become human through narrative? In order to understand the central foundation of the argumentation, a kind of graft between the great classical theories in philosophy, which at first glance seem unrelated, is necessary: the text on Augustine's Confessions and Aristotle's Poetics. In the ancient period, Aristotle establishes a structure around the narrative of tragedies and highlights the mimetic nature of Greek plays in art. In the medieval period, Saint Augustine, in Book XI of the Confessions, establishes the concept of time as a distentio animi. The hermeneutic understanding that brings together these two theories is significant in Ricoeur's philosophy in several aspects: as a new way of approaching narrative, being a semantic tool that varies in its usage (literary and metaphorical); as a provider of a new interpretation of the long-standing problem of defining the concept of "time"; as a fundamental point for the construction of later works. In this text, we will seek to understand how the hermeneutic graft that forms the central thesis of the book Time and Narrative is possible.
Keywords: Tempo
Paul Ricoeur
Filosofia
Hermenêutica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7060
Issue Date: 5-Jul-2023
Appears in Collections:Filosofia

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