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Tipo: Dissertação
Título: Ser professora de educação infantil nos CMEIS e pré-escolas de rede municipal de ensino de Concóridia, SC: uma contribuição para o estudo das representações sociais sobre o trabalho docente
Autor(es): Pissolo, Marivanda Cadore
Primeiro Orientador: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar se o exercício profissional em diferentes instituições (CMEI ou escola) interfere nas representações das professoras de Educação Infantil do município de Concórdia sobre o seu trabalho. Adotamos como quadro teórico de referência a Teoria das Representações Sociais, criada por Serge Moscovici e, como apoio para a compreensão das especificidades do campo investigado, utilizamos uma vasta literatura sobre Educação Infantil, sobretudo a produzida no Brasil. Participaram de nosso estudo 97 professoras de Educação Infantil do município de Concórdia, sendo que, destas, 32 atuam em escolas com turmas de pré-escola e 65 em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), um questionário para levantamento do perfil das participantes e um questionário desenhado especificamente para a investigação do objetivo proposto, em que o preenchimento dos itens resultava na composição de uma carta em que a respondente esclarecia e aconselhava um amigo sobre seu trabalho (questionário carta). Para realizarmos a TALP, utilizamos as seguintes palavras indutoras: creche, pré-escola, criança, professor e brincadeira. Esta técnica possibilita formular hipóteses sobre os conteúdos e a estrutura das Representações Sociais. Para a análise dos dados produzidos na TALP, recorremos ao auxílio do software Iramuteq (análise prototípica). As cinco questões analisadas do questionário carta, possibilitaram verificar que tanto as professoras dos CMEIS como das escolas colocam como suas tarefas o planejamento das atividades e a observação e a avaliação das crianças, destacando a brincadeira como central em seu trabalho e se preocupando com as dimensões éticas e afetivas de sua relação com as crianças. Os resultados da TALP mostram que a familiarização com a ideia de professor de educação infantil se torna possível pela aproximação das ideias de brincar e de aprendizagem, de educar e conhecimentos e destacam três facetas na representação da professora de Educação Infantil, ancoradas nas representações de bom profissional, de aprendizagem e de criança, as quais se articulam entre si por meio da ideia de responsabilidade, de educar e de conhecimento. A representação de professor de Educação Infantil também evidencia a importância da brincadeira, da ludicidade e do cuidado, no entanto ainda parece que não está muito claro para as respondentes o que significa o cuidado para além do atendimento às necessidades fisiológicas e como se dá a integração entre o brincar e o aprender. Como neste trabalho só foi possível analisar parte dos dados obtidos com os questionários, acredita-se que novos esclarecimentos serão obtidos quando todas as análises forem realizadas.
Abstract/Resumen: This study aimed to verify if the professional practice in different institutions (CMEI or schools) interferes teacher´s representation in Children's Education about their work in the city of Concordia-SC. It was used as theoretical framework, the social representations theory, created by Serge Moscovici and as a support to understand the specifics of the investigated field, it was used a vast literature on childhood education, especially the ones produced in Brazil. 97 teachers who work with children Education in the city of Concordia participated in this study, hence, out of these 97, 32 work in pre-school classes and 65 in Municipal Centers of Early Childhood Education (CMEIs). The instruments used for data collection were the Free Association Technique words (TALP), a survey to categorize the participant´s profile and a questionnaire developed specifically to investigate the objective in case, in which the filling of the items resulted in the composition of a letter where the teachers clarified and advised a friend about his work (questionnaire letter). To accomplish the TALP, it was used the following words inducers: daycare, preschool, child, teacher and play. This technique allowed to formulate hypotheses about the contents and structure of Social Representation. In order to analyze the data produced in TALP, the aid of the software Iramuteq (Prototypical analysis) was required. Five issues examined in the questionnaire letter made possible to verify that, schools as well as CMEIS teachers say their tasks are the activity planning, observation and children assessment, highlighting the play as the most important part in their work and they worry about the ethical and affective dimensions of their relationship with the children. The results obtained with TALP show that the familiarity with the idea of teacher and Children‟s education is made possible by approaching the ideas of playing and learning, education and knowledge and emphasizes three aspects of the teacher education in early childhood education, anchored in the representations of good professional, learning and child, which are linked together through the idea of responsibility, education and knowledge. Early Childhood Education teacher´s representation also highlights the importance of the game, playfulness and care, yet it is felt like it's not very clear to the participants the meaning of care other than the physiological needs and the integration between play and learning is. Taking in consideration this study only allowed to analyze some of the data obtained with the questionnaires, it is believed further clarification will be achieved when all analyzes are made.
Palavras-chave: Educação infantil
Professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/707
Data do documento: 2015
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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