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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7072
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Gräff, Patrícia | - |
dc.creator | Salles, Kethlin Camila | - |
dc.date | 2023-07-04 | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T17:01:59Z | - |
dc.date.available | 2023-09-14 | - |
dc.date.available | 2023-10-18T17:01:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7072 | - |
dc.description.resumo | A epígrafe que abre esta pesquisa nos possibilita pensar sobre a importância da educação inclusiva, que transpassa todos os níveis e modalidades de ensino, de acordo com as normativas que orientam a educação no Brasil. Segundo a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI (2008), até o ano de sua criação, os espaços escolares privilegiavam a escolarização de grupos que atendiam a normalidade e, consequentemente, excluíam outros que não se encaixavam nos padrões homogeneizadores. Ainda segundo a PNEEPEI (2008), com a difusão do acesso ao ensino em classes comuns, houve uma visibilidade maior sobre os processos de exclusão direcionados aos grupos considerados fora dos padrões normativos. Os movimentos para a criação de amparos legais que viabilizem a garantia de direitos como a educação possuem uma extensa trajetória, mas a efetivação dessas políticas no Brasil, que subsidiam a educação inclusiva, ainda são muito recentes, por ter sua vigência iniciada apenas em 2008. De acordo com a PNEEPEI “os processos normativos de distinção dos alunos em razão de características intelectuais, físicas, culturais, sociais e linguísticas, entre outras, estruturantes do modelo tradicional de educação escolar” (BRASIL, 2008, p. 6) foram os marcadores fundamentais para as reivindicações legais. Segundo a Constituição Federal de 1988, no art. 208, no decurso do inciso III, o Estado deve fornecer e garantir atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, nas redes regulares de ensino público e nas redes de ensino privadas, (BRASIL, 1988). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996, s/p), em seu art. 58, apresenta a Educação Especial como a “modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”. Ainda no art. 58 destaca, no inciso III, que “a oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil”, dando indícios sobre a importância da educação inclusiva desde a primeira etapa educacional (BRASIL, 1996, s/p, grifo meu). | pt_BR |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-18T17:01:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SALLES.pdf: 1114955 bytes, checksum: 9fbed41acd69e6b1731e0a3b264c62bc (MD5) Previous issue date: 2023-07-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Crianças autistas | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professores na educação infantil: a perspectiva inclusiva para alunos com autismo | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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