Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7075
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Loro, Alexandre Paulo | - |
dc.creator | Batista, Joice | - |
dc.date | 2023-07-19 | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T17:19:21Z | - |
dc.date.available | 2023-09-14 | - |
dc.date.available | 2023-10-18T17:19:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7075 | - |
dc.description.resumo | Os jogos tradicionais indígenas Kaingang têm sido um tema desafiador para os professores da Escola Indígena Cacique Vanhkre, localizada na aldeia sede da Terra Indígena Xapecó, município de Ipuaçu-SC. O presente estudo objetiva identificar quais são os jogos tradicionais indígenas da cultura Kaingang existentes no currículo escolar e na prática docente. Para isto, metodologicamente, procuramos identifica-los no Projeto Político Pedagógico da escola, além de diários e planos de aulas dos professores de dois Componentes Curriculares (Educação Física e Artes). Com as análises efetuadas, constatamos que os jogos tradicionais kaingang estão contemplados no currículo escolar e no Projeto Político Pedagógico, com características cerimoniais e de guerra. Entretanto, estes jogos são praticados esporadicamente, como na Semana Cultural Indígena. Concluímos que o currículo escolar se torna empobrecido quando não valoriza a cultura tradicional. Para o desenvolvimento de jogos tradicionais kaingang, em uma perspectiva interdisciplinar e intercultural, faz-se necessário garantir o ensino desses temas, conforme previstos na Base Nacional Comum Curricular, além de estarem referenciados no Projeto Político Pedagógico da escola. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-09-14T10:46:04Z No. of bitstreams: 1 BATISTA.pdf: 222737 bytes, checksum: 2ae40aee871d0ab21d3d1924da23f1a2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-18T17:19:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BATISTA.pdf: 222737 bytes, checksum: 2ae40aee871d0ab21d3d1924da23f1a2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-18T17:19:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BATISTA.pdf: 222737 bytes, checksum: 2ae40aee871d0ab21d3d1924da23f1a2 (MD5) Previous issue date: 2023-07-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos tradições indígenas | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Kaingang | pt_BR |
dc.subject | Escola Indígena Cacique Vanhkre | pt_BR |
dc.title | Jogos tradicionais indígenas Kaingang na escola indígena Cacique Vanhkre | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BATISTA.pdf | 217.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.