Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7075
Type: Artigo Cientifico
Title: Jogos tradicionais indígenas Kaingang na escola indígena Cacique Vanhkre
Author: Batista, Joice
First advisor: Loro, Alexandre Paulo
Resume: Os jogos tradicionais indígenas Kaingang têm sido um tema desafiador para os professores da Escola Indígena Cacique Vanhkre, localizada na aldeia sede da Terra Indígena Xapecó, município de Ipuaçu-SC. O presente estudo objetiva identificar quais são os jogos tradicionais indígenas da cultura Kaingang existentes no currículo escolar e na prática docente. Para isto, metodologicamente, procuramos identifica-los no Projeto Político Pedagógico da escola, além de diários e planos de aulas dos professores de dois Componentes Curriculares (Educação Física e Artes). Com as análises efetuadas, constatamos que os jogos tradicionais kaingang estão contemplados no currículo escolar e no Projeto Político Pedagógico, com características cerimoniais e de guerra. Entretanto, estes jogos são praticados esporadicamente, como na Semana Cultural Indígena. Concluímos que o currículo escolar se torna empobrecido quando não valoriza a cultura tradicional. Para o desenvolvimento de jogos tradicionais kaingang, em uma perspectiva interdisciplinar e intercultural, faz-se necessário garantir o ensino desses temas, conforme previstos na Base Nacional Comum Curricular, além de estarem referenciados no Projeto Político Pedagógico da escola.
Keywords: Jogos tradições indígenas
Escola
Kaingang
Escola Indígena Cacique Vanhkre
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7075
Issue Date: 19-Jul-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BATISTA.pdf217,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.