Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7076
Tipo: Monografia
Título: A escola vista por uma janela literária: tecendo compreensões no diálogo com as palavras de Jeferson Tenório
Autor(es): Bosetti, Marlova Andréia
Primeiro Orientador: Caracelli Scherma, Camila
Primeiro membro da banca: Santos, Claúdia Aparecida dos
Segundo membro da banca: Thomé, Tânia Mara Machado
Resumo: Tendo em vista a especificidade da linguagem literária como espaço para o entrecruzamento de vozes e expressão de valorações acerca do mundo e da vida, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a materialidade sócio-histórica do signo escola a partir do diálogo com a palavra literária, a saber, O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório (2020). Para tanto, foram organizados os seguintes objetivos específicos: a) Construir compreensões sobre o papel da palavra nas relações humanas, sobretudo das possibilidades da palavra literária, como um lugar a partir do qual também se pode compreender o mundo e a vida; b) Investigar a escola como possível lugar de opressão; c) Procurar indícios da escola como lugar de construção de frestas libertárias, de possibilidade de surgimento e anúncio de contrapalavras, de enfrentamento singular ao que se coloca como dominante, em especial, nas relações pedagógicas, considerando-se a tríade professor, estudante e conhecimento. Metodologicamente, optamos pelos estudos do discurso, na perspectiva de Mikhail Bakhtin e o Círculo. Ao cotejar trechos da obra literária com enunciados outros como os de Augusto Ponzio, João Wanderley Geraldi, Regina Dalcastagnè, Ligia Chiappini e Paulo Freire, foi possível construir compreensões sobre a escola como tempo-lugar marcado por tensões e contradições, onde se operam diversos mecanismos de opressão, sobretudo pela manutenção de relações de cunho tradicional entre professores, estudantes e gestores. A trama produzida por Jeferson Tenório em O Avesso da Pele descortina trajetórias de vida impactadas por mazelas sociais, em especial, o racismo e a pobreza. As trajetórias percorridas pelo personagem principal chamado Henrique abarcam a infância, adolescência e vida adulta, intercalando vivências na escola e fora dela, na condição de estudante e professor. O estudo permitiu identificar situações em que a escola age no sentido da manutenção de relações sociais desiguais, pautadas no preconceito e racismo, na ausência do diálogo e na reprodução de outras violências. Aponta para a presença de relações pessoais e pedagógicas fortemente marcadas pela rigidez das hierarquias, das rotinas, dos programas curriculares e das metodologias de enino, na maioria das vezes, dissociados do contexto de vida dos estudantes, o que culmina no desinteresse e apatia, representando também tentativas de silenciamento e adaptação. Por outro lado, a obra revela também inúmeros exemplos de construção de frestas libertárias na escola, expressas em relações pautadas no respeito mútuo, no diálogo, na escuta ativa, nas tentativas de articulação entre conhecimento, arte e vida, ao forjar ações pedagógicas criadoras, possibilitando a construção de olhares críticos acerca dos contextos, tendo em vista a singularidade de cada sujeito em situações concretas.
Abstract/Resumen: Considering the specificity of literary language as a space for the intersection of voices and the expression of valuations about the world and life, aims to understand the socio-historical materiality of the sign school from the dialogue with the literary word, namely, O Avesso da Pele, written by Jeferson Tenório (2020). To this end, the following specific objectives were organized: a) To build understandings about the role of the word in human relationships, especially the possibilities of the literary word, as a place from which one can also understand the world and life; b) Investigate the school as a possible place of oppression; c) Look for evidence of the school as a place for the construction of libertarian cracks, the possibility of the emergence and announcement of counterwords, of singular confrontation with what is seen as dominant, especially in pedagogical relations, considering the triad teacher, student and knowledge. Methodologically, we opted for the studies of discourse, from the perspective of Mikhail Bakhtin and the Circle. By comparing excerpts from the literary work with other statements such as those by Augusto Ponzio, João Wanderley Geraldi, Regina Dalcastagnè, Ligia Chiappini and Paulo Freire, it was possible to build understandings about the school as a time-place marked by tensions and contradictions, where various mechanisms of opression operate, mainly due to the maintenance of traditional relationships among teachers, students and administrators. The plot produced by Jeferson Tenório in O Avesso da Pele reveals life trajectories impacted by social ills, in particular, racism and poverty. The trajectories taken by the main character named Henrique cover childhood, adolescence and adult life, interspersing experiences at school and outside of it, as a student and as a teacher. The study made it possible to identify situations in which the school acts to maintain unequal social relations, based on prejudice and racism, in the absence of dialogue and in the reproduction of other forms of violence. It points to the presence of personal and pedagogical relationships strongly marked by the rigidity of hierarchies, routines, curricular programs and teaching methodologies, most of the time, dissociated from the students' life context, which culminates in disinterest and apathy, representing also attempts at silencing and adaptation. On the other hand, the work also reveals numerous examples of the construction of libertarian gaps in the school, expressed in relationships based on mutual respect, dialogue, active listening, attempts to articulate knowledge, art and life, by forging creative pedagogical actions, enabling the construction of critical views about the contexts, in view of the uniqueness of each subject in concrete situations.
Palavras-chave: Educação
Escola
Desigualdades sociais
Literatura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7076
Data do documento: 6-Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOSETTI.pdf454,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.