Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7078
Type: Monografia
Title: Contribuições da educação carcerária para o processo de ressocialização de pessoas em restrição de liberdade
Author: Chaves, Adriana Claudete Rodrigues
First advisor: Neitzel, Odair
metadata.dc.contributor.referee1: Reali, Noeli Gemelli
metadata.dc.contributor.referee2: Pelegrini, Camila
Resume: Este estudo está vinculado à linha de pesquisa sobre encarceramento, educação e poderes de domínio social. Sua natureza metodológica foi a de cunha teórico-bibliográfica, tendo como objetivo um estudo em torno das contribuições da educação carcerária para o processo de ressocialização de pessoas em restrição de liberdade, abordando questões de cunho social, político e também filosófico. Para o desenvolvimento do assunto, foram utilizados autores como Adorno, Benthan, Foucault, Sloterdijk e Veiga-Neto. Pelo estudo abordado, foi possível concluir que mesmo após décadas da publicação de "Vigiar e Punir" de Michel Foucault, muitos dos problemas e aspectos abordados no livro ainda persistem no sistema prisional atual, como a superlotação, a violência, a falta de políticas de ressocialização e o descaso com a dignidade humana. É preciso repensar os modelos punitivos e investir em políticas públicas que visem a uma justiça mais realista e inclusiva, que respeite a dignidade humana e promova a ressocialização dos detentos. A construção de mais prisões não é uma solução adequada e eficaz para a questão da criminalidade e da punição. Além disso, é importante que a sociedade e o Estado se conscientizem do impacto da privatização do sistema prisional e da mercantilização da punição, defendendo os princípios de justiça e respeito aos direitos humanos.
Abstract: This study is linked to the research line about incarceration,education and social inequalities. Its methodological nature was that of a theoretical-bibliographical review, aiming to study the contributions of prison education to the process of resocialization of individuals in custody, addressing social, political, and philosophical issues. For the development of the subject, authors such as Adorno, Bentham, Foucault, Sloterdijk, and Veiga-Neto were used. Through the study, it was possible to conclude that even after decades of the publication of Michel Foucault's "Discipline and Punish," many of the problems and aspects addressed in the book still persist in the current prison system, such as overcrowding, violence, lack of resocialization policies, and disregard for human dignity. It is necessary to rethink punitive models and invest in public policies that aim for a more just and inclusive justice system that respects human dignity and promotes the resocialization of detainees. The construction of more prisons is not an adequate and effective solution to the issue of crime and punishment. Additionally, it is important that society and the state become aware of the impact of the privatization of the prison system and the commodification of punishment, defending the principles of justice and respect for human rights.
Keywords: Educação
Educação carcerária
Ensino e aprendizagem
Prisão
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7078
Issue Date: 21-Jun-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CHAVES.pdf427.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.