Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7079
Type: Monografia
Title: Um olhar para ações pedagógicas com o audiovisual na educação infantil: narrações de pedagogas em Chapecó
Author: Fedrigo, Júlia Táfner
First advisor: Vicentin, Marcelo
metadata.dc.contributor.referee1: Seganfredo, Katia Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de
Resume: Esta pesquisa tem como foco investigar ações pedagógicas presentes na Educação Infantil que fazem uso de produtos audiovisuais (filmes de longa e curta-metragem, animações, produções para TV etc.) por meio de entrevista semiestruturada com pedagogas que atuam na Educação Infantil na cidade de Chapecó, a fim de problematizar essas ações e estabelecer relações e percepções a esses dois campos, o audiovisual e a Educação Infantil. Para tanto, foram ouvidas argumentações, proposições e construções narrativas particulares de pedagogas que atuam na Educação Infantil na cidade de Chapecó, Santa Catarina, por meio das entrevistas semiestruturadas apresentaram ações, memórias e opiniões sobre o audiovisual, seus recursos e usos no espaço escolar. O texto se divide em cenas que buscam apresentar movimentos e momentos da educação brasileira, que a partir da Constituição de 1988 introduz um novo papel para a Educação Infantil como parte do projeto educacional do país, além de apresentar o cinema e o audiovisual, também em sua relação com a Educação e a Educação Infantil. Com a análise das narrativas, memórias e discursos das participantes, por meio das entrevistas, constatei a necessidade de problematizar as ações pedagógicas que fazem uso do audiovisual, bem como a sua ausência ou pouca presença nos cursos de Pedagogia, porque, além de o uso do audiovisual na Educação Infantil ser fundamental, deve-se também considerar que sua introdução no contexto da Educação Infantil pode tanto contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, como também apresenta desafios a serem considerados, seja pela exposição excessiva das crianças a telas ou dispositivos eletrônicos, seja pela presença, ou não, de reflexão na intencionalidade direta ou indireta constituída no seu uso.
Abstract: Esta investigación se enfoca en indagar acciones pedagógicas presentes en la Educación Infantil que hacen uso de productos audiovisuales (largometrajes y cortometrajes, animaciones, producciones televisivas, etc.) a través de entrevistas semiestructuradas a pedagogas que actúan en Educación Infantil en la ciudad de Chapecó. , con el fin de problematizar estas acciones y establecer relaciones y percepciones a estos dos campos, el audiovisual y la Educación Infantil. Para eso, se escucharon argumentos, proposiciones y construcciones narrativas particulares de pedagogos que actúan en Educación Infantil en la ciudad de Chapecó, Santa Catarina, a través de entrevistas semiestructuradas, presentaron acciones, memorias y opiniones sobre el audiovisual, sus recursos y usos. en el espacio escolar. El texto está dividido en escenas que buscan presentar movimientos y momentos de la educación brasileña, que a partir de la Constitución de 1988 introduce un nuevo papel para la Educación Infantil como parte del proyecto educativo del país, además de presentar el cine y el audiovisual, también en su relación con Educación y Educación Infantil. Con el análisis de las narrativas, memorias y discursos de los participantes, a través de las entrevistas, encontré la necesidad de problematizar las acciones pedagógicas que hacen uso del audiovisual, así como su ausencia o poca presencia en los cursos de Pedagogía, pues, en Además de que el uso del audiovisual en la Educación Infantil es fundamental, también hay que considerar que su introducción en el contexto de la Educación Infantil puede tanto contribuir al aprendizaje y desarrollo de los niños, como también presenta retos a tener en cuenta, ya sea por una exposición excesiva de niños a pantallas o dispositivos electrónicos, ya sea por la presencia, o no, de reflejo sobre la intencionalidad directa o indirecta constituida en su uso.
Keywords: Educação infantil
Formação de professores
Multimeios
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7079
Issue Date: 14-Jul-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FEDRIGO.pdf531.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.