Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7080
Type: Monografia
Title: Os brincares na educação infantil: uma análise das concepções, percepções e práticas pedagógicas das professoras de crianças de cinco e seis anos do município de Cunha Porã
Author: Helfenstein, Bibiane Louísi
First advisor: Beltrame, Lisaura Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Possa, Joce Daiane Borilli
metadata.dc.contributor.referee2: Seganfredo , Kátia Aparecida
Resume: Este estudo se direciona à temática sobre os brincares na educação infantil, por meio de uma análise da percepção e concepção das professoras de crianças de cinco e seis anos, no município de Cunha Porã, problematizando a realidade do brincar presente nas infâncias dessas crianças e a interferência presente no desenvolvimento das mesmas, através das práticas pedagógicas das professoras de educação infantil (5-6 anos). Consequentemente, o objetivo geral visa compreender o papel do brincar na percepção, concepção e prática das professoras de educação infantil. Nessa perspectiva, o estudo possibilita um melhor entendimento sobre a visão das docentes atuantes na rede municipal de Cunha Porã sobre o brincar nas infâncias, sua importância para o desenvolvimento infantil e proporciona novas indagações sobre a realidade vivida pelas crianças atualmente. Como objetivos específicos: compreender o brincar enquanto processo de aprendizagem; analisar e compreender a percepção, concepção e prática das professoras em relação ao brincar; e relacionar as falas das professoras com a concepção do brincar enquanto processo formativo na visão de Vigotski. Para tanto, uma pesquisa bibliográfica que compõe o referencial teórico, e pesquisa do tipo etnografia tendo como foco o uso de entrevistas semiestruturada, com posterior análise com uma leitura interpretativa das narrativas das participantes das entrevistas. Os resultados apontam para um estudo que corroboram minhas concepções de brincar e infância, principalmente na ênfase do processo constituído por Vigotski.
Abstract: Este estudio aborda el tema del juego en la educación infantil, a través de un análisis de la percepción y concepción de docentes de niños de cinco y seis años, en el municipio de Cunha Porã, problematizando la realidad del juego presente en la infancia de estos niños y la interferencia presentes en su desarrollo, a través de las prácticas pedagógicas de los docentes de educación infantil (5-6 años). En consecuencia, el objetivo general es comprender el papel del juego en la percepción, concepción y práctica de los docentes de educación infantil. En esa perspectiva, el estudio posibilita una mejor comprensión de la visión de los docentes que actúan en la red municipal de Cunha Porã sobre el juego en la infancia, su importancia para el desarrollo infantil y abre nuevos interrogantes sobre la realidad vivida por los niños hoy. Como objetivos específicos: entender el juego como un proceso de aprendizaje; analizar y comprender la percepción, concepción y práctica de los docentes en relación al juego; y relacionar los discursos de los profesores con la concepción del juego como proceso formativo en la visión de Vigotski. Para eso, una investigación bibliográfica que compone el referencial teórico, así como el uso de entrevistas semiestructuradas, con posterior análisis con una lectura interpretativa de las narrativas de los participantes de las entrevistas. Los resultados apuntan a un estudio que corrobora mis concepciones sobre el juego y la infancia, principalmente en el énfasis del proceso constituido por Vigotski.
Keywords: Educação infantil
Ensino e aprendizagem
Brincar
Crianças
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7080
Issue Date: 20-Jul-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELFENSTEIN.pdf436.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.