Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Solange Maria-
dc.creatorJean, Denis-
dc.date2023-06-10-
dc.date.accessioned2023-10-18T18:35:13Z-
dc.date.available2023-09-14-
dc.date.available2023-10-18T18:35:13Z-
dc.date.issued2023-06-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7081-
dc.description.resumoO presente texto é fruto de pesquisa bibliográfica realizada como parte de desenvolvimento de pesquisa sobre o tema da motivação para aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental que, por sua vez, compõe o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó (SC). Ancorado na teoria histó-rico-cultural (THC) de desenvolvimento humano, o trabalho do qual resulta este artigo, teve como objetivo principal, identificar e compreender as contribuições da THC para uma prática pedagógica motivadora. E, tem como objetivos específicos: Compreender o significado de mo-tivo e motivação de teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano. Investigar as possí-veis contribuições de Vigotski para uma aprendizagem motivadora e analisar as contribuições da teoria histórico-cultural para pensar e organizar prática de ensino-aprendizagem. Em termos metodológicos, como já mencionado, o alcance do objetivo proposto se deu, neste momento, pela pesquisa bibliográfica, por meio de estudos e reflexões sobre temas em autores como: Lev Vigotski, Alexei Leontiev e Alexander Luria, que são as matrizes da THC. Além desses foram estudados comentadores como: Marta Khol de Oliveira, Teresa Cristina Rego, Marilda Gonçal-ves Facci, Ligia Martins e outros não menos importantes. Nossos resultados apontam para a necessidade de aprofundamento e compreensão de conceitos como: motivo, atividade e estru-tura da atividade para a THC, atividade de ensino-aprendizagem motivadora como atividade ligada a um motivo compreendido como necessidade ou demanda real que emerge da prática social dos sujeitos escolares, no caso, crianças. Em termos conclusivos, os estudos realizados, ancorados na THC, sugerem um olhar crítico sobre a motivação para aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, para além de visões ingênuas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-09-14T12:29:22Z No. of bitstreams: 1 JEAN.pdf: 220678 bytes, checksum: 27660845c0f1b6553a9a2f1d466159b5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-18T18:35:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JEAN.pdf: 220678 bytes, checksum: 27660845c0f1b6553a9a2f1d466159b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-18T18:35:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JEAN.pdf: 220678 bytes, checksum: 27660845c0f1b6553a9a2f1d466159b5 (MD5) Previous issue date: 2023-06-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProcessos psicológicospt_BR
dc.titleMotivação para aprender nos anos iniciais do ensino fundamental à luz da escola de Vigotskipt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEAN.pdf215,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.