Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7081
Type: Artigo Cientifico
Título : Motivação para aprender nos anos iniciais do ensino fundamental à luz da escola de Vigotski
Author: Jean, Denis
First advisor: Alves, Solange Maria
Resume: O presente texto é fruto de pesquisa bibliográfica realizada como parte de desenvolvimento de pesquisa sobre o tema da motivação para aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental que, por sua vez, compõe o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó (SC). Ancorado na teoria histó-rico-cultural (THC) de desenvolvimento humano, o trabalho do qual resulta este artigo, teve como objetivo principal, identificar e compreender as contribuições da THC para uma prática pedagógica motivadora. E, tem como objetivos específicos: Compreender o significado de mo-tivo e motivação de teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano. Investigar as possí-veis contribuições de Vigotski para uma aprendizagem motivadora e analisar as contribuições da teoria histórico-cultural para pensar e organizar prática de ensino-aprendizagem. Em termos metodológicos, como já mencionado, o alcance do objetivo proposto se deu, neste momento, pela pesquisa bibliográfica, por meio de estudos e reflexões sobre temas em autores como: Lev Vigotski, Alexei Leontiev e Alexander Luria, que são as matrizes da THC. Além desses foram estudados comentadores como: Marta Khol de Oliveira, Teresa Cristina Rego, Marilda Gonçal-ves Facci, Ligia Martins e outros não menos importantes. Nossos resultados apontam para a necessidade de aprofundamento e compreensão de conceitos como: motivo, atividade e estru-tura da atividade para a THC, atividade de ensino-aprendizagem motivadora como atividade ligada a um motivo compreendido como necessidade ou demanda real que emerge da prática social dos sujeitos escolares, no caso, crianças. Em termos conclusivos, os estudos realizados, ancorados na THC, sugerem um olhar crítico sobre a motivação para aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, para além de visões ingênuas.
Palabras clave : Aprendizagem escolar
Desenvolvimento humano
Ensino fundamental
Processos psicológicos
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7081
Fecha de publicación : 10-jun-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JEAN.pdf215,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.