Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7082
Type: Monografia
Title: Multi/interculturalidade, infância e currículo: a vida como território escolar
Author: Jordan, Carla Karina
First advisor: Reali, Noeli Gemelli
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Solange Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Dickmann, Ivo
Resume: O presente estudo parte da inquietação ocasionada frente à vivência analítico/reflexiva ocorrida durante o “Estágio curricular supervisionado: anos iniciais do ensino fundamental I”, ofertado na 8ª fase do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó. Por meio da experiência da observação participativa em uma turma de 4º ano, deparei-me com o seguinte cenário: conteúdos escolares que não se relacionavam com a vivência cultural das crianças. Em decorrência disso, definiu-se como problema desta pesquisa: Quais são as coordenadas pedagógicas que visam possibilitar a localização de temas significativos presentes no âmbito cultural das crianças para a construção de conteúdos escolares? Problema que está ancorado no seguinte objetivo geral: Identificar coordenadas pedagógicas que possibilitem a localização de temas significativos presentes no âmbito cultural das crianças para a construção de conteúdos escolares. A metodologia deste estudo inscreve-se no âmbito de uma pesquisa de caráter qualitativo e de cunho bibliográfico do tipo estado do conhecimento. Quanto aos resultados, foram localizados cinco artigos, provenientes da captura realizada no site da ANPEd, considerando o recorte temporal de 2012 a 2022. A partir da busca e da obtenção dos resultados, houve o aprofundamento teórico-metodológico da base de ensino freiriana, relacionando-a com os procedimentos metodológicos denominados de três momentos pedagógicos e processo cartográfico.O presente estudo parte da inquietação ocasionada frente à vivência analítico/reflexiva ocorrida durante o “Estágio curricular supervisionado: anos iniciais do ensino fundamental I”, ofertado na 8ª fase do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó. Por meio da experiência da observação participativa em uma turma de 4º ano, deparei-me com o seguinte cenário: conteúdos escolares que não se relacionavam com a vivência cultural das crianças. Em decorrência disso, definiu-se como problema desta pesquisa: Quais são as coordenadas pedagógicas que visam possibilitar a localização de temas significativos presentes no âmbito cultural das crianças para a construção de conteúdos escolares? Problema que está ancorado no seguinte objetivo geral: Identificar coordenadas pedagógicas que possibilitem a localização de temas significativos presentes no âmbito cultural das crianças para a construção de conteúdos escolares. A metodologia deste estudo inscreve-se no âmbito de uma pesquisa de caráter qualitativo e de cunho bibliográfico do tipo estado do conhecimento. Quanto aos resultados, foram localizados cinco artigos, provenientes da captura realizada no site da ANPEd, considerando o recorte temporal de 2012 a 2022. A partir da busca e da obtenção dos resultados, houve o aprofundamento teórico-metodológico da base de ensino freiriana, relacionando-a com os procedimentos metodológicos denominados de três momentos pedagógicos e processo cartográfico.
Abstract: The present study relies on the concern caused by the analytical/reflective experience that occurred during the “Supervised curricular internship: early years of elementary school I” offered in the 8th phase of the Pedagogy Course at Federal University of Fronteira Sul – Chapecó Campus. Through the experience of participatory observation in a 4th grade class, I came across the following scenario: school contents that were not related to the cultural experience of the children. As a result, the problem of this research was defined as: What are the pedagogical coordinates that aim to enable the findings of significant themes present in the cultural scope of children for the construction of school contents? A problem that is anchored in the general objective – Identifying pedagogical coordinates that allow the findings of significant themes present in the cultural scope of children for the construction of school contents. The methodology of this study is part of a qualitative and bibliographic research based on the state of knowledge type. As for the results, 05 (five) articles were located, from the carried-out study on the ANPEd website, considering the time frame from 2012 to 2022. From the search and the obtaining of the results, there was a theoretical-methodological look deep onto Freire's teaching base, relating it to the methodological procedures called three pedagogical moments and cartographic process.
Keywords: Escola
Ensino
Multi/interculturalidade
Infância
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7082
Issue Date: 30-Jun-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JORDAN.pdf681.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.