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Tipo: Monografia
Título: Matemática na educação infantil: uma análise de componentes curriculares de cursos superiores presenciais catarinenses de pedagogia
Autor(es): Sehnen, Cristine
Primeiro Orientador: Melo, Marisol Vieira
Primeiro membro da banca: Basei, Ana Maria
Segundo membro da banca: Reali, Noeli Gemelli
Resumo: A Matemática é indispensável no desenvolvimento cognitivo das crianças, sendo de suma importância construir e desenvolver noções matemáticas nessa fase inicial. Deste modo, procuramos compreender a formação inicial do pedagogo com foco na matemática destinada à Educação Infantil, definindo como objetivo geral: investigar como a Matemática na Educação Infantil é tratada pelos Cursos Superiores Presenciais Catarinenses de Pedagogia. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa documental de cunho exploratório verificando dados relativos aos cursos de Pedagogia, a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) que compuseram o corpus de pesquisa. O corpus de análise foi definido a partir dos dados iniciais levantados no Portal e-Mec obtendo 48 cursos cadastrados, destes, 12 apresentaram problemas nas tentativas de acesso às informações. Considerando este número, 36 cursos possuem sites e algumas informações acessíveis. Contudo, apenas sete cursos tinham seus PPCs disponíveis, compondo então o corpus da pesquisa. Diante dos documentos encontrados, buscamos analisar detalhadamente as informações gerais dos cursos, sua criação, perfil do egresso, os objetivos dos cursos, as matrizes curriculares, as ementas e os referenciais bibliográficos. Os cursos surgem a partir das demandas regionais em formar profissionais capacitados para trabalhar na Educação Infantil, Anos Iniciais, e até mesmo na EJA e na educação em espaços não escolares, buscando promover uma formação integral, além de se destacar aspectos que envolvem a pesquisa, a reflexão crítica e a prática pedagógica contextualizada. Ao analisar as ementas dos componentes curriculares voltados à Matemática na Educação Infantil (EI), identificou-se somente dois cursos, dos sete analisados tratam a EI de modo particularizado, enquanto, os demais cursos, têm seus componentes curriculares atrelados aos Anos Iniciais. Quanto aos referenciais bibliográficos, predominam autores, como: Sérgio Lorenzato, Constance Kamii, Patrícia Cândido e, Kátia Stocco Smole e Maria I. Diniz, mais recorrentes. Almeja-se que os resultados deste estudo possam contribuir para uma reflexão na formação de docentes de Pedagogia, especialmente no que se refere aos aspectos da Matemática para a Educação Infantil.
Abstract/Resumen: Mathematics is indispensable in the cognitive development of children, and it is extremely important to build and develop mathematical notions in this initial phase. In this way, we seek to understand the initial formation of the educator with a focus on mathematics destined for Early Childhood Education, defining as a general objective: to investigate how Mathematics in Early Childhood Education is treated by the On-Site Higher Education Courses of Pedagogy in Santa Catarina. Methodologically, an exploratory documentary research was carried out, verifying data related to the Pedagogy courses, based on the Pedagogical Projects of the Courses (PPCs) that made up the research corpus. The corpus of analysis was defined from the initial data raised on the e-Mec Portal, obtaining 48 registered courses, of which 12 presented problems when trying to access the information. Considering this number, 36 courses have websites and some accessible information. However, only seven courses had their PPCs available, thus composing the research corpus. According to the documents found, we sought to analyze in detail the general information about the courses, their creation, the profile of the egress, the objectives of the courses, the curricular matrices, the menus and the bibliographical references. The courses arise from regional demands to train qualified professionals to work in Early Childhood Education, Early Years, and even in EJA (Education for Adults and Young People) and education in non-school spaces, and however, seeking to promote comprehensive training, in addition to highlighting some aspects that involve research, critical reflection and contextualized pedagogical practice. When analyzing the syllabi of the curricular components focused on Mathematics in Early Childhood Education (ECE), only two courses were identified, of the seven analyzed, they treat ECE in a particular way, while the other courses have their curricular components linked to the Early Years. About the bibliographic referendes, authors such as: Sérgio Lorenzato, Constance Kamii, Patrícia Cândido, Kátia Stocco Smole and Maria I. Diniz, the most recurrent, predominate. It is hoped that the results of this study may contribute to a reflection on the training of Pedagogy professors, especially with regard to aspects of Mathematics for Early Childhood Education.
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino e aprendizagem
Matemática
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7086
Data do documento: 5-Jul-2023
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