Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Slongo, Ione Ines Pinsson-
dc.contributor.referee1Maraschin, Maria Lucia Marocco-
dc.contributor.referee2Malagi, Aline-
dc.creatorPinto, Sabrina Dallabrida de Almeida-
dc.date2023-07-20-
dc.date.accessioned2023-10-18T19:23:46Z-
dc.date.available2023-09-14-
dc.date.available2023-10-18T19:23:46Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7087-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar e atualizar os dados sobre a produção acadêmica sobre o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, socializadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Para o levantamento dos dados foram consideradas as Atas das edições dos anos de 2019 e 2021, os 83 trabalhos analisados, inscritos na modalidade “Comunicações orais”. O Ensino de ciências nos anos iniciais contribui para o desenvolvimento das análises críticas da sociedade, atribuídos a Alfabetização Científica e Tecnológica, propõe a compreensão do mundo buscando ações transformadoras para uma sociedade mais justa. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, como natureza bibliográfica do “tipo estado do conhecimento”. Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados direcionam para uma redução de trabalhos publicados da área. Observou-se uma predominância nos trabalhos oriundos da região Norte (24,10%) e Sudeste (20,48%) do país, mostrando uma ênfase para as instituições de ensino superior UFPA (13,54%), UFABC (8,33%). Com predominância nos estudos dos anos iniciais do 1 ao 5 ano. No que diz respeito ao foco temático para a Formação de Professores (26,51%). Podemos observar que os estudos têm indicado um crescimento significativo de pesquisa sobre o ensino de Ciências nos anos Iniciais, mas ressaltando, de certa forma as avaliações de larga escala, mostram um déficit na área de pesquisa, tendo assim um resultado abaixo do esperado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-09-14T13:16:53Z No. of bitstreams: 1 PINTO.pdf: 2285026 bytes, checksum: 2f857ebd18df5c48e8ca0e7ce31cb21c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-18T19:23:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PINTO.pdf: 2285026 bytes, checksum: 2f857ebd18df5c48e8ca0e7ce31cb21c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-18T19:23:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PINTO.pdf: 2285026 bytes, checksum: 2f857ebd18df5c48e8ca0e7ce31cb21c (MD5) Previous issue date: 2023-07-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleA produção acadêmica sobre o ensino de ciências nos anos iniciais divulgada nas atas ENPEC: edições 2019 e 2021pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PINTO.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.