Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7087
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Slongo, Ione Ines Pinsson | - |
dc.contributor.referee1 | Maraschin, Maria Lucia Marocco | - |
dc.contributor.referee2 | Malagi, Aline | - |
dc.creator | Pinto, Sabrina Dallabrida de Almeida | - |
dc.date | 2023-07-20 | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T19:23:46Z | - |
dc.date.available | 2023-09-14 | - |
dc.date.available | 2023-10-18T19:23:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7087 | - |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar e atualizar os dados sobre a produção acadêmica sobre o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, socializadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Para o levantamento dos dados foram consideradas as Atas das edições dos anos de 2019 e 2021, os 83 trabalhos analisados, inscritos na modalidade “Comunicações orais”. O Ensino de ciências nos anos iniciais contribui para o desenvolvimento das análises críticas da sociedade, atribuídos a Alfabetização Científica e Tecnológica, propõe a compreensão do mundo buscando ações transformadoras para uma sociedade mais justa. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, como natureza bibliográfica do “tipo estado do conhecimento”. Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados direcionam para uma redução de trabalhos publicados da área. Observou-se uma predominância nos trabalhos oriundos da região Norte (24,10%) e Sudeste (20,48%) do país, mostrando uma ênfase para as instituições de ensino superior UFPA (13,54%), UFABC (8,33%). Com predominância nos estudos dos anos iniciais do 1 ao 5 ano. No que diz respeito ao foco temático para a Formação de Professores (26,51%). Podemos observar que os estudos têm indicado um crescimento significativo de pesquisa sobre o ensino de Ciências nos anos Iniciais, mas ressaltando, de certa forma as avaliações de larga escala, mostram um déficit na área de pesquisa, tendo assim um resultado abaixo do esperado. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-09-14T13:16:53Z No. of bitstreams: 1 PINTO.pdf: 2285026 bytes, checksum: 2f857ebd18df5c48e8ca0e7ce31cb21c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-18T19:23:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PINTO.pdf: 2285026 bytes, checksum: 2f857ebd18df5c48e8ca0e7ce31cb21c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-18T19:23:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PINTO.pdf: 2285026 bytes, checksum: 2f857ebd18df5c48e8ca0e7ce31cb21c (MD5) Previous issue date: 2023-07-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.title | A produção acadêmica sobre o ensino de ciências nos anos iniciais divulgada nas atas ENPEC: edições 2019 e 2021 | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PINTO.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.