Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7100
Type: | Dissertação |
Title: | Narrativas do cotidiano: as mini-histórias no processo de reflexão sobre a formação continuada dos professores da educação infantil |
Author: | Cigognini, Fabiana Cristina |
First advisor: | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sartori, Jerônimo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de |
Resume: | A presente pesquisa dedicou-se a refletir sobre a formação continuada dos professores da Educação Infantil usando como estratégia a produção de mini-histórias. As mini-histórias, situada como parte integrante do processo de documentação pedagógica, é uma forma de comunicar o cotidiano da Educação Infantil, como também, busca dar visibilidade aos momentos significativos vivenciados pelas crianças. Nesse intuito, o objetivo foi compreender como as mini-histórias podem contribuir para a formação continuada dos professores da Educação Infantil. A formação continuada, muitas vezes, ocorre de maneira descontextualizada da prática do dia a dia dos professores, sendo que alguns modelos privilegiam a teoria sem relação com a prática, e outros, as metodologias de ensino sem os fundamentos e conceitos relativos a essa prática. Neste viés, a pesquisa foi baseada em uma pesquisa-ação, em que a proposição foi uma formação continuada que considerasse a experiência e a prática cotidiana dos professores na escola e o processo de reflexão sobre o fazer pedagógico com as crianças. O público-alvo foram as professoras de uma instituição privada sem fins lucrativos de Educação Infantil do município de Erechim as quais foram provocadas a produzir e refletir sobre sua prática pedagógica cotidiana através das mini-histórias. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em questionários e diário de campo. Como teóricos principais da pesquisa sobre formação continuada de professores estão António Nòvoa (1997, 2002, 2009, 2019), Carlos Marcelo Garcia (1999, 2009), Altair Fávero (2010, 2013, 2018, 2019, 2020). No que se refere à documentação pedagógica e as mini-histórias estão presentes, Júlia Oliveira-Formosinho (2019); Cristine Pascal (2019), Carla Rinaldi (2012) e Paulo Fochi (2015, 2019, 2019a). No processo de análise dos dados coletados durante a pesquisa foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2016), caracterizando-se pela pré-análise, codificação, categorização e inferência. Em síntese, pode-se concluir que o processo de formação continuada vivenciado nesta pesquisa que teve como disparador a produção das mini-histórias possibilitou às professoras participantes observar o cotidiano, registrar as experiências, refletir a prática, documentar e dar continuidade nas propostas. |
Abstract: | This research was dedicated to reflecting on the continued training of Early Childhood Education teachers using the production of mini-stories as a strategy. Mini-stories, situated as an integral part of the pedagogical documentation process, are a way of communicating the daily life of Early Childhood Education, as well as seeking to give visibility to the significant moments experienced by children. With this in mind, the objective was to understand how mini-stories can contribute to the continued training of Early Childhood Education teachers. Continuing training often occurs in a way that is decontextualized from teachers' day-to-day practice, with some models favoring theory without any relation to practice, and others, teaching methodologies without the foundations and concepts related to this practice. In this sense, the research was based on action research, in which the proposition was continued training that considered the experience and daily practice of teachers at school and the process of reflection on teaching with children. The target audience were teachers from a private, non-profit Early Childhood Education institution in the municipality of Erechim, who were provoked to produce and reflect on their daily pedagogical practice through mini-stories. The data collection instruments consisted of questionnaires and a field diary. The main theorists of research on continuing teacher training are António Nòvoa (1997, 2002, 2009, 2019), Carlos Marcelo Garcia (1999, 2009), Altair Fávero (2010, 2013, 2018, 2019, 2020). Regarding pedagogical documentation and mini-stories, Júlia Oliveira-Formosinho (2019); Cristine Pascal (2019), Carla Rinaldi (2012) and Paulo Fochi (2015, 2019, 2019a). In the process of analyzing the data collected during the research, Bardin's content analysis (2016) was used, characterized by pre-analysis, coding, categorization and inference. In summary, it can be concluded that the continuing education process experienced in this research, which was triggered by the production of mini-stories, enabled the participating teachers to observe daily life, record experiences, reflect on practice, document and continue with the proposals. |
Keywords: | Aprender a Aprender Formação Continuada Prática Reflexiva Mini-Histórias |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7100 |
Issue Date: | Aug-2023 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CIGOGNINI.pdf | 2.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.