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Tipo: Dissertação
Título: Alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais: as práticas pedagógicas em foco em teses e dissertações (2010-2020)
Autor(es): Barroso, Vitorya Carolina Zanatta
Primeiro Orientador: Slongo, Ione Ines Pinsson
Primeiro membro da banca: Richit, Adriana
Segundo membro da banca: Lorenzetti, Leonir
Terceiro membro da banca: Maraschin, Maria Lúcia Marroco
Resumo: O avanço significativo da ciência e da tecnologia nas últimas décadas, tem influenciado diretamente o modo de vida da sociedade. Neste cenário, é esperado da escola e do ensino de Ciências importantes contribuições para que os cidadãos reconheçam a presença e o papel da ciência e tecnologia em suas vidas e estabeleçam uma relação crítica com as mesmas. O estudo relatado teve como objetivo sistematizar e analisar as contribuições ao ensino de Ciências advindas da pesquisa nacional nos Anos Iniciais, que tiveram como foco as práticas pedagógicas promotoras da alfabetização científica e tecnológica, tendo em vista contribuir para subsidiar novos estudos, bem como, para a formação inicial e continuada de docentes no segmento educacional. Do ponto de vista teórico, o estudo fundamentou-se em autores de referência na temática (CHASSOT, 2003; 2011; LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001; KRASILCHIK; MARANDINO, 2007; SASSERON, 2008; 2015). O estudo configurou-se como pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994), de natureza bibliográfica e do tipo estado do conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2006). A técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) orientou a coleta, sistematização e análise dos dados, apoiados pelos elementos potencializadores da alfabetização científica e tecnológica e apontados por Carvalho e Sasseron (2008) e Pizarro e Lopes Junior (2015). Foram analisados 36 textos, havendo predomínio de estudos gerados em mestrados acadêmicos, cujo foco recai, principalmente, no último ciclo dos Anos Iniciais, isto é, no 4º e 5º ano. Quanto aos conteúdos envolvidos nos estudos, houve predomínio de temáticas relacionadas ao meio ambiente e aos seres vivos. Em relação às práticas pedagógicas promovidas no âmbito das pesquisas analisadas, observou-se a utilização de atividades de cunho investigativo para atingir os objetivos de articulação dos conhecimentos científicos e tecnológicos com a realidade vivenciada pelos estudantes, bem como, para desenvolver habilidades de argumentação, percepção do sujeito social como um sujeito ativo, coletivo e crítico, e que busca por uma formação cidadã. Os estudos apontam como resultado do desenvolvimento das atividades promotoras da alfabetização científica e tecnológica, algumas mudanças atitudinais por parte dos educandos, influenciadas, principalmente, pela problematização e reflexão crítica sobre os conhecimentos em foco. Por fim, as pesquisas revelam a histórica priorização dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, em detrimento da educação científica e tecnológica e, um distanciamento e desarticulação da alfabetização científica e tecnológica da alfabetização linguística, áreas que poderiam ser mutuamente potencializadas.
Abstract/Resumen: The significant advancement of science and technology in recent decades has directly influenced society’s way of life. In this scenario, important contribuitions are expected from schools and science teaching so that citizens recognize the presence and role of science and technology in their lives and establish a critical relationship with them. The reported study aimed to systematize and analyze the contribuitions to Science teaching arising from national research in the Early Years, which focused on the pedagogical practices that promote scientific and technological literacy, with a view to contribuing to subsidize new studies, as well as to initial training and continuation of teachers in the educational segment. From a theoretical point of view, the study was based on reference authors on the subject (CHASSOT, 2003; 2011; LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001; KRASILCHIK; MARANDINO, 2007; SASSERON, 2008; 2015). The study was configured as a qualitative research (MINAYO, 1994), of a bibliographic nature ando f the state of knowledge type (ROMANOWSKI; ENSM 2006). The content analysis technique proposed by Bardin (2016) guided the collection, systematization and analysis of data, supported by elements that enhance scientific and technological literacy and pointed out by Carvalho and Sasseron (2008) and Pizarro and Lopes Junior (2015). 36 texts were analyzed, with a predominance of studies generated in academic master's programs, whose focus falls mainly on the last cycle of the Initial Years, that is, on the 4th and 5th year. As for the contents involved in the studies, there was a predominance of themes related to the environment and living beings. Regarding the pedagogical practices promoted within the scope of the research analyzed, the use of investigative activities was observed to achieve the objectives of articulating scientific and technological knowledge with the reality experienced by the students, as well as to develop argumentation skills, perception of the social subject as an active, collective and critical subject, and who seeks citizenship education. The studies indicate, as a result of the development of activities that promote scientific and technological literacy, some attitudinal changes on the part of the students, influenced, mainly, by problematization and critical reflection on the knowledge in focus. Finally, the surveys reveal the historical prioritization of the curricular components of Portuguese and Mathematics, to the detriment of scientific and technological education, and a distancing and disarticulation of scientific and technological literacy from linguistic literacy, areas that could be mutually enhanced.
Palavras-chave: Alfabetização
Ensino e aprendizagem
Educação infantil
Tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7105
Data do documento: 19-Set-2023
Nível: Mestrado
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