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Tipo: Dissertação
Título: Interação virtual e desenvolvimento infantil: reflexões a partir de MEAD
Autor(es): Pereira, Francieli Petry Rodrigues
Primeiro Orientador: Neitzel, Odair
Primeiro membro da banca: Cenci, Ângelo Vitório
Segundo membro da banca: Picoli, Bruno Antônio
Resumo: A presença das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDCIs) tem se intensificado no cotidiano infantil. A presente pesquisa visa compreender qual é a implicação da presença das TDCIs na primeira infância em relação aos processos interativos infantis. Objetiva refletir em que medida as TDCIs interferem nos processos interativos do desenvolvimento infantil. A investigação se realiza na perspectiva hermenêutica e dialética, constituindo-se uma abordagem metodológica bibliográfica. A pesquisa mostra sua pertinência e relevância para a educação e a formação de professores, se estendendo como uma questão social de primeira ordem, tendo em vista que trata sobre o desenvolvimento infantil e sua relação com as tecnologias, com profundas implicações para a vida humana. A dissertação organiza-se em seis capítulos: o primeiro é a introdução à temática; o segundo trata do percurso metodológico, da revisão de literatura e de seus achados; o terceiro tem como foco explorar quando se iniciaram as discussões e preocupações acerca da primeira infância e do desenvolvimento infantil; o quarto parte das ideias de Mead, com as quais buscaremos compreender melhor o desenvolvimento infantil humano, a importância dos processos interativos com o outro, uma vez que, a partir dele se inicia a constituição do self, e a criança passa a entender que tem um lugar na sociedade, vai assumindo seu espaço nos mais diversos grupos que está se inserindo. Nesse contexto, as Instituições de Educação tornam-se lugares que possibilitam os processos interativos. Buscamos compreender e refletirmos o papel da brincadeira, do jogo para o desenvolvimento infantil; no quinto capítulo, encontra-se um diálogo com os autores acerca das TDICs e seus impactos no desenvolvimento humano da primeira infância, bem como reflexões acerca dos achados durante a pesquisa. O sexto capítulo engloba as considerações finais, os resultados, em que percebe-se que a intensificação da presença TDICs na primeira infância trouxe consequências diversas, como a agressividade, a obesidade, a dificuldade de concentração, o atraso no desenvolvimento da linguagem, o vício pela tecnologia e as dificuldades no que diz respeito às emoções com consequentes prejuízos educacionais. As crianças passam a ter preferência em interagir com meio tecnológicos ao invés do contato direto com outras crianças, sob o risco de exposição a conteúdos agressivos e que gera confusão entre ficção e realidade. A pesquisa tem revelado que o cenário atual está vivenciando uma revolução tecnológica. autores como Desmunget, a própria Sociedade Brasileira de Pediatria, estão alertando para os riscos da exposição precoce, excessiva das crianças as TDICs. As obras cotejadas na pesquisa revelam que está ocorrendo uma substituição das interações reais pelas virtuais, e esse movimento está interferindo no desenvolvimento infantil. Nesse contexto as instituições de educação emergem como espaços privilegiados, que potencializam as interações, desenvolvimento humano.
Abstract/Resumen: The presence of digital information and communication technologies has intensified itself in children's daily lives. The present research aims to understand what is the implication of the presence of DICTs in early childhood, in terms of how it affects children's interactive processes. Our work aims to reflect to what extent DICTs interfere in the interactive processes of child development. The investigation takes a hermeneutic and dialectic perspective, with a bibliographic methodological approach. Our research shows its pertinence and relevance for education and teacher training, as it extends itself as the tackler of a social issue of utmost importance, considering that it deals with child development and its relationship with technologies, which has profound implications for human life. This dissertation is divided into five chapters, the first is the introduction to the theme, the second will deal with the methodological route, the literature review and its findings. The third chapter focuses on exploring when, chronologically, discussions and concerns about early childhood and child development began. The fourth chapter starts from John Mead's ideas, from which we will seek to better understand human child development and the importance of interactive processes with other children, as it is from these interactions that the constitution of the self begins, the child comes to understand that they have a place in society and that they take up space in many diverse groups that they insert themselves in. In this context, Educational Institutions become places that make interactive processes possible. We seek to understand and reflect on the role of playing and games for child development. The fifth chapter contains a dialogue with the researched authors about DICTs and their impacts on human development in early childhood, as well as reflections about the findings during the process of our research. The sixth chapter encompasses the final considerations and the results, in which it is clear that the intensification of the presence of DICTs in early childhood brought many consequences, such as aggressiveness, obesity, difficulty concentrating, delay in language development, addiction to technology, difficulties in regard to dealing with emotions, with consequent educational losses. Children may start to have a preference for interacting with technological means instead of direct contact with other children, which puts them under the risk of exposing themselves to aggressive content and cause them general confusion between which is fiction and which is reality. The research has revealed that the scenario of the present is going through a technological revolution, authors like Desmunget and the Brazilian Pediatric Society itself are alerting to the risks of premature and excessive exposure of children to DICTs. The works sought in the research reveal that a substitution of real interactions by virtual interactions is occurring, and this movement is interfering with children’s development. In this context the educational institutions emerge as privileged spaces, which potentialize real interactions and human development.
Palavras-chave: Educação infantil
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Tecnologia
Ensino e aprendizagem
Infância
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7108
Data do documento: 11-Out-2023
Nível: Mestrado
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