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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/711
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise de requisitos para o desenvolvimento de um software para avaliação e gestão escolar |
Autor(es): | Vasques, Rosane Fátima |
Primeiro Orientador: | Petry, Oto João |
Primeiro coorientador: | Pasqualli, Roberta |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que a educação escolar é um direito público e subjetivo e buscando problematizar a função social da escola pública contemporânea, esta pesquisa tem como foco a elaboração de uma análise dos requisitos necessários para avaliar a qualidade social de uma instituição escolar de educação básica. A análise de requisitos foi desenvolvida para definir pressupostos que possibilitem a implementação de um software inteligente a ser utilizado pela gestão escolar como um instrumento de avaliação institucional de caráter emancipatório. Para tanto, partimos da análise de conteúdo dos seguintes documentos: o Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) (2010), o Documento Final da CONAE (2010), e os Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Fundamental (INDIQUE) (2013). Constatou-se a escassez de softwares nesse âmbito e a necessidade de existência de uma Avaliação Institucional Participativa. Por fim, apesar das especificidades de cada instituição, desenvolvemos uma proposta que pode ser adaptada pela equipe gestora para avaliar, diagnosticar e melhorar a qualidade social de sua instituição. |
Abstract/Resumen: | Assuming that school education is a public and subjective right and seeking to question the social function of contemporary public school, this research focuses on the development of an analysis of the requirements needed to assess the social quality of a basic education school. The analysis of requirements has been developed to define assumptions to enable the implementation of an intelligent software to be used by school management as an emancipatory institutional assessment tool. For that, the starting point was the content analysis of the following documents: Initial Student Cost Quality (CAQi) (2010), Final Document of CONAE (2010), and Quality Indicators in Education - Primary Education (INDIQUE) (2013). It was found that there is a shortage of software in this area and a need for a Participatory Institutional Assessment. Finally, despite the specifics of each institution, we have developed a proposal that can be adapted by the management team to evaluate, diagnose and improve social quality in their institution. |
Palavras-chave: | Avaliação institucional Administração da educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/711 |
Data do documento: | 2015 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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