Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7124
Tipo: Monografia
Título: A perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) nos livros didáticos de ciências nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Marques, Andréia Klitzke
Primeiro Orientador: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) procurou compreender quais características da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) aparecem nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental. Esse trabalho de pesquisa ocorreu no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza (PR). A pesquisa é de cunho qualitativo e se ancorada na perspectiva da análise exploratória nos livros didáticos, selecionando assim capítulos que foram analisados de acordo com a proposta da ABP. Percebemos que mesmo que a ABP não esteja claramente presente em algumas obras, mesmo assim, os professores poderão adaptar de acordo com a sua realidade. Entendemos que no LD6 do sexto ano do Ensino Fundamental houve um cuidado para não resumir tanto os conteúdos e incorporou-se mais propostas de atividades voltadas à resolução de problemas, ao trabalho em equipe e a preocupação em proporcionar que os estudantes pudessem argumentar. Por isso, argumentamos em favor de um processo de formação de professoras e professores que proporcione compreender a relevância de metodologias diversas acerca dos processos de ensinar de aprender, por exemplo, a ABP.
Abstract/Resumen: Este Trabajo de Finalización de Curso (TCC) buscó comprender qué características de la metodología de Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) aparecen en los libros de texto de Ciencias Naturales de la escuela primaria. Este trabajo de investigación tuvo lugar en el curso de Licenciatura en Química de la Universidad Federal de Fronteira Sur (UFFS), campus Realeza (PR). La investigación es de carácter cualitativo y está anclada en la perspectiva del análisis exploratorio en los libros de texto, seleccionando así capítulos que fueron analizados según la propuesta del ABP. Nos dimos cuenta de que, si bien el ABP no está claramente presente en algunos trabajos, aun así, los docentes podrán adaptarlo de acuerdo a su realidad. Entendemos que en el libro de sexto de Primaria se cuidó no resumir tanto los contenidos y se incorporaron más propuestas de actividades encaminadas a la resolución de problemas, el trabajo en equipo y la inquietud de que los alumnos pudieran argumentar. Por ello, argumentamos a favor de un proceso de formación docente que permita comprender la pertinencia de diferentes metodologías en los procesos de enseñanza y aprendizaje, PBL, por ejemplo.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Livro didático
Métodos de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7124
Data do documento: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARQUES.pdf597 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.