Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/713
Tipo: Dissertação
Título: Alfabetização e música: um encontro na linguagem
Autor(es): Garcez, Rodrigo
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Resumo: Esta dissertação é o resultado do trabalho de pesquisa sobre a relação entre música e alfabetização no campo da linguagem a partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural soviética. O objeto de estudo são os possíveis pontos em comum entre o processo de alfabetização e o processo de musicalização em um campo investigativo que hipoteticamente é compartilhado por ambos: a categoria de linguagem. O objetivo é investigar e organizar uma base de subsídios que venham a auxiliar nessa compreensão e estabelecer relacionamentos entre conceitos de alfabetização e conceitos musicais amplos. A pesquisa aborda o processo de alfabetização e de musicalização como meios de humanização dentro das categorias de linguagem, letramento, cognição, música e seus relacionamentos. Do ponto de vista metodológico, optei pela pesquisa histórica-documental. Em um primeiro momento, analisa-se a literatura produzida nos cinco anos seguintes à Lei nº. 11.769/08, que institucionaliza a educação musical nas escolas, e constatam-se as lacunas existentes nas pesquisas publicadas no âmbito dessa proposta. Em um segundo momento, verificam-se as possíveis aproximações e distanciamentos de conceitos entre as categorias de alfabetização e música, por meio de uma análise da construção histórica de conceitos entre os três campos investigativos citados. Para compor o quadro de referencial teórico no campo da música, dialogo com os autores Fonterrada (2008) e Wisnik (1989); no campo da alfabetização, com os autores Graff (1993), Frago (1993) e Ong (1998); e, no campo da linguagem, com os autores L. S. Vygotsky e A. R. Luria. Pode-se concluir que, embora os processos de musicalização e alfabetização se situem em campos diferentes do conhecimento, ambos compartilham similaridades no que tange ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, ora se aproximando nos aspectos de discriminação e abstração e ora percorrendo caminhos diferentes nos processos de significação. Em se tratando dos processos de significação, abrem-se novas perspectivas de aprofundamento nessas relações.
Abstract/Resumen: This thesis is the result of research work on the relationship between music and literacy in the field of language from the perspective of Soviet historical-cultural psychology. The object of study is the possible commonalities between the literacy process and the music education process in an investigative field that hypothetically is shared by both: the language category. The goal is to investigate and organize a foundation that may assist in this understanding and to establish relationships between literacy concepts and broad musical concepts. The survey covers the process of literacy and music education as humanization means within the categories of language, literacy, cognition, music and their relationships. From a methodological point of view, I opted for a historical-documentary research. At first, the literature produced in the five years following Law no. 11.769/08, institutionalizing music education in schools, is analyzed, and the gaps in researches published under this proposal are noted. In a second step, the possible concept similarities and differences between the literacy and the music categories are verified, through an analysis of the historical construction of concepts among the three investigative fields mentioned. To compose the theoretical framework in the field of music, I dialogue with the authors Fonterrada (2008) and Wisnik (1989); in the field of literacy, with the authors Graff (1993), Frago (1993) and Ong (1998); and in the field of language, with the authors L.S. Vygotsky and A. R. Luria. It can be concluded that, although the music education and the literacy processes are located in different fields of knowledge, both share similarities with regard to the development of higher psychological functions, sometimes approaching the aspects of discrimination and abstraction and sometimes taking different paths in the meaning processes. In the case of the meaning processes, new prospects for deepening these relations open up.
Palavras-chave: Alfabetização
Música
Cognição
Letramento
Linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/713
Data do documento: 2015
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GARCEZ. Rodrigo.pdf10,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.