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Tipo: Dissertação
Título: Estratégias de intervenção do serviço social nas políticas contemporâneas de escolarização
Autor(es): Dentz, Marta von
Primeiro Orientador: Silva, Roberto Rafael Dias da
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre os modos pelos quais o Serviço Social ingressa nas políticas de escolarização, sobretudo contemporâneas, e os deslocamentos que vêm ocorrendo nas estratégias de intervenção do Serviço Social na Educação. Neste sentido, na medida em que as desigualdades se acentuam e as demandas por escolarização vão se tornando mais complexas, a categoria profissional do Serviço Social apresenta-se como um instrumento privilegiado de intervenção nas políticas de escolarização. Para fins de investigação tomou-se como problematização: como a emergência das condições sociais de uma sociedade do risco favorece o ingresso desses novos profissionais nas políticas de escolarização? A que lugares e estratégias políticas se vincula a entrada dos Assistentes Sociais na agenda das políticas de escolarização contemporâneas? Para tanto, sinaliza-se que a organização estrutural desta pesquisa é delineada a partir daquilo que propõe e objetiva: a) Identificar as condições sociais que permitem a emergência da pauta da seguridade social nas políticas de escolarização contemporâneas; b) Conhecer os modos pelos quais o Serviço Social ingressa nas políticas de escolarização; c) Identificar os deslocamentos nas estratégias de intervenção profissional do Serviço Social nessas políticas. No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e contempla a análise de diferentes documentos orientadores das políticas de escolarização, assim como textos reguladores do contexto profissional do Serviço Social. Do ponto de vista teórico, assume-se uma perspectiva pluralista, considerando como interlocutores privilegiados a sociologia francesa contemporânea, a partir dos aportes do pensamento de Robert Castel. Como conclusões a este estudo, indica-se que na constituição histórica das relações entre Serviço Social e Educação ocorrem significativas mudanças de ênfase nas racionalidades políticas e nas formas de intervenção. Ainda que o debate sobre as proteções sociais e o combate às desigualdades seja uma constante, pode-se notar uma intensificação, a partir da década de 1990, não somente na ampliação da relação Educação e Serviço Social, mas, sobretudo na prerrogativa que abarca as prevenções do risco social, numa lógica de proteção social.
Abstract/Resumen: This dissertation presents a study of the ways in which social work enters the enrollment schooling policies, particularly contemporary, and the shifts that have occurred in the intervention strategies of Social Work in Education. In this sense, in that inequalities increase and the demand for schooling become more complex, the professional category of social work is presented as an instrument of intervention in schooling policies. For research purposes was taken as problematic: the emergence of the social conditions of a risk society favors the entry of these new professionals in schooling policies? The places and political strategies that binds the entry of Social Workers on the agenda of contemporary schooling policies? Therefore, signals that the structural organization of this research is outlined from what is proposed and objective: a) Identify the social conditions that allow the emergence of the agenda of social security in contemporary schooling policies; b) To know the ways in which Social Work enters the school policies; c) Identify shifts in professional intervention strategies of Social Work in policy. With regard to methodological aspects, research is qualitative in nature and includes the analysis of different policy documents of enrollment policies and regulatory texts of the professional context of Social Work. From a theoretical point of view, it is assumed a pluralistic perspective, considering how important interlocutors contemporary French sociology, from the contributions of the thought of Robert Castel. As findings in this study, it is stated that in the historical development of relations between Social Work and Education occur significant changes of emphasis in political rationalities and forms of intervention. Although the debate on social protection and tackling inequality is a constant, it can be noted intensified from the 1990s, not only in the expansion of education and social work relationship, but especially the right which covers the prevention of social risk, a logic of social protection.
Palavras-chave: Serviço social
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/714
Data do documento: 2015
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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