Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7154
Tipo: Monografia
Título: Currículo escolar e temas transversais: a educação para o trânsito
Autor(es): Teixeira, Marinete da Luz Pereira
Primeiro Orientador: Guerrero, Patricia
Resumo: O foco central deste trabalho é analisar a possibilidade da inserção do tema trânsito como componente curricular nas escolas, mais precisamente, no ensino fundamental, anos iniciais (do 1º ao 5º ano), aliado à ideia de educação em tempo integral. A investigação procura abordar a transformação do trânsito ao longo dos anos, enfatizando a cidade de Pato Branco/PR além de suscitar discussões pertinentes à educação em tempo integral, de levantar documentações legais sobre o tema e a proposta curricular brasileira para a educação no diálogo com a educação para o trânsito. Procura mostrar, também, que o tema pode ter um desenvolvimento satisfatório quanto ao ensino-aprendizagem tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's - e as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental, especialmente quando inserido no Projeto Político Pedagógico das escolas.
Abstract/Resumen: The central focus of this work is to analyze the possibility of including the topic of traffic as a curricular component in schools, more precisely, in primary education, early years (from the 1st to the 5th year), combined with the idea of ​​full-time education. The investigation seeks to address the transformation of traffic over the years, emphasizing the city of Pato Branco/PR in addition to raising discussions pertinent to full-time education, raising legal documentation on the topic and the Brazilian curricular proposal for education in dialogue with traffic education. It also seeks to show that the theme can have a satisfactory development in terms of teaching-learning based on the National Curricular Parameters - PCN's - and the National Education Guidelines for Traffic in Elementary Education, especially when inserted in the Pedagogical Political Project of schools.
Palavras-chave: Currículo de ensino fundamental
Cidadania
Tráfego rodoviário
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7154
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Tempo Integral

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEIXEIRA.pdf50,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.