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Tipo: Dissertação
Título: A proposta político pedagógica da Escola Estadual de Ensino Médio Irany Jaime Farina na perspectiva freireana: aproximações e distanciamentos
Autor(es): Bento, Neusa Teresinha Alves
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Resumo: A presente dissertação objetiva expor aspectos significativos da pedagogia Freireana e analisar o projeto político pedagógico, o plano de estudo e o regimento do ano de 2012 - 2015 que norteou o trabalho realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Irany Jaime Farina. Procurando identificar onde esses documentos se aproximam da pedagogia Freireana e em que aspecto se afasta dessa proposta de trabalho. Paulo Freire propõe uma teoria de educação fundamentada nos princípios da politicidade e da dialogicidade. Essa forma de fazer educação emancipatória se concretiza no diálogo capaz de transformar o ser humano e o mundo. Diante desta temática se desenvolveu o problema de pesquisa que orientou as reflexões deste estudo, levando a procurar compreender: como os referenciais de Freire permeiam a construção do PPP, na Escola Estadual de Ensino Médio Irany Jaime Farina? Na tentativa de aprofundar e conhecer o objeto de estudo traçou-se objetivos mais específicos os quais permitiram: 1. Contextualizar os Fundamentos Históricos e Metodológicos da Pesquisa; 2. Aprofundar conceitos significativos na obra de Paulo Freire, com a finalidade de compreender e estabelecer um ponto de partida teórico para a análise do conteúdo, inscrito nos documentos da escola como projeto político pedagógico, planos de ensino, regimento escolar; 3. Investigar as compreensões teóricas sobre Projeto Político-Pedagógico, bem como estudar e descrever o PPP da Escola Estadual de Ensino Médio Irany Jaime Farina. 4. Identificar as aproximações e distanciamentos da pedagogia Freireana no PPP da escola para poder analisá-lo. A pesquisa situa-se como uma pesquisa qualitativa, via estudo de caso, bibliográfica e documental. Conclui-se com esse estudo que o processo de educação se dá na participação e no diálogo capaz de instrumentalizar os sujeitos para que resinifiquem suas experiências e práticas. Além, de se confrontarem e resgatarem novos valores que indicarão o caminho a ser seguido para alcançar os objetivos. Compreendemos que não há como pensar uma práxis pedagógica sem o diálogo. Pois ela própria leva-nos à interação mais profunda.
Abstract/Resumen: This dissertation aims to expose significant aspects of Paulo Freire pedagogy and analyze the political pedagogical project, the study plan and the regulations of the year 2012 - 2015 that guided the work of the State Preparatory High School Irany Jaime Farina. Trying to identify where these documents are approaching Freirean pedagogy and in that aspect departs this job offer. Paulo Freire proposed an educational theory based on the principles of political nature and of dialog. This way of doing emancipatory education is realized in capable of transforming the human being and the world dialogue. On this theme has developed the research problem that guided the reflections of this study, leading to seek to understand: how Freire references permeate the construction of the PPP, the State Preparatory High School Irany Jaime Farina? In an attempt to deepen and know the subject matter drew up more specific objectives which allowed: 1. To contextualize the Historical Foundations and Methodological Research; 2. Deepen significant concepts in the work of Paulo Freire, in order to understand and establish a theoretical starting point for the analysis of content, enrolled in school documents as political pedagogical project, lesson plans, school regulations; 3. Investigate the theoretical understandings of political-pedagogical project, as well as study and describe the PPP the State Preparatory High School Irany Jaime Farina. 4. Identify the similarities and differences of Paulo Freire pedagogy in school PPP in order to analyze it. The research stands as a qualitative research via case study, literature and documents. It concludes with this study that the education process takes place on participation and able to manipulate the subjects dialogue so that resinifiquem their experiences and practices. In addition, to confront and rescue new values that indicate the way forward to achieve the goals. We understand that there is no way think a pedagogical praxis without dialogue. For she herself leads us to deeper interaction.
Palavras-chave: Ensino médio
Educação popular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/716
Data do documento: 2015
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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