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Tipo: Dissertação
Título: Dilemas na constituição dos sentidos atribuídos ao popular na Universidade Federal da Fronteira Sul
Autor(es): Dambros, Marlei
Primeiro Orientador: Petry, Oto João
Primeiro coorientador: Giolo, Jaime
Resumo: A presente dissertação apresenta os resultados da pesquisa sobre a constituição dos sentidos atribuídos ao popular na Universidade Federal da Fronteira Sul. Considerando a marca popular que figura como elemento fundante da universidade, a UFFS foi tomada como ambiente empírico deste estudo, que teve como objetivo principal analisar os dilemas na constituição dos sentidos atribuídos ao popular na Universidade Federal da Fronteira Sul. Assim, em termos espaciais, a pesquisa esteve situada em um estudo de caso da UFFS, uma universidade multicampi, e em termos temporais, a pesquisa desenvolveu-se a partir do documento produzido pelo Movimento Pró-Universidade (2008), dos documentos de criação da universidade (2009) e dos documentos produzidos a partir da implantação da UFFS durante seus cinco primeiros anos – os quais foram analisados por meio da metodologia de análise de conteúdo. A busca nos documentos foi pela presença e ausência da terminologia “popular” vinculada à concepção da universidade. Os resultados demonstram que a UFFS, desde sua origem, abarca dimensões que a caracterizam como uma universidade pública e popular, dada a combinação dos protagonismos presentes em sua constituição. A terminologia “popular”, que a configura como a primeira universidade pública e popular do País e que foi esculpida pelos atores sociais que a almejaram, se apresenta como um qualificador de um tipo de educação peculiar: além de demonstrar um campo de luta pelo direito à educação pública, demonstra também a preocupação entre o conhecimento produzido e veiculado nas instituições de Educação Superior e os interesses e necessidades das classes populares. Ter inscrito o popular na dimensão de origem da universidade pode ser considerado um grande avanço na perspectiva de superar a organização hegemônica que perdurou historicamente na constituição das universidades federais brasileiras. O caráter popular pode ser evidenciado na sua regionalidade, estrutura multicampi e gestão colegiada, mas é na política de acesso que a materialidade da dimensão popular da universidade figura. E está fortemente demonstrada pela presença das classes populares na universidade: a média percentual de estudantes que acessaram a universidade e que são oriundos de escolas públicas nestes cinco anos da instituição foi de 93%. Com relação à matriz curricular da UFFS, expressa por meio dos domínios comum, conexo e específico, evidencia-se que estes são marcas iniciais com caráter popular dos cursos implantados na UFFS, porém, à medida que surgem os novos protagonismos no movimento de construção da universidade, a matriz curricular passa a ser cotejada por diferentes olhares, com concepções políticas diferenciadas. O que ficou evidente é que há uma efervescência quanto à adequação da matriz curricular, o que manifesta que há divergências no entendimento e na efetivação da proposta curricular da UFFS; por isso, podese dizer que não há um alinhamento tácito com relação à concepção do popular na universidade. O estudo nos permite afirmar, ainda, que a complexidade de dimensões que permeiam o entorno do popular na universidade revela que os dilemas presentes na constituição do caráter popular na UFFS se configuram como desafios para a universidade. Por isso, constata-se que não há na universidade um entendimento único sobre o caráter popular da instituição, e a inexistência de um entendimento correlativo com relação ao popular é o que tem predominado. Muito embora, em parte dos documentos institucionais analisados, prevaleça instituída a intencionalidade de afirmar o caráter popular da universidade, em outra parte esse termo parece não figurar como importante, e isso pode estar, ou não, vinculado aos dilemas presentes em sua configuração. Ter sido denominada como a primeira universidade pública e popular gerou à UFFS um compromisso histórico com o fazer e com as dimensões do popular. Por isso, demonstra-se, por meio desta pesquisa, a importância do fortalecimento do popular presente na concepção da universidade na constituição de documentos institucionais, no sentido de firmar as dimensões do popular da UFFS entre seus protagonistas. A consolidação do popular na UFFS perpassa pelos atores hoje nela presentes e mesmo pelos ausentes, ou seja, todos são responsáveis por efetivar as dimensões do popular na UFFS. Resta saber, diante de tudo isso, se os atores sociais presentes na universidade estão dispostos a assumir as dimensões do popular da universidade.
Abstract/Resumen: This research presents the results about constitution of meanings attributed to popular at Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Considering the popular brand which it is the fundamental element of the university, the UFFS was taken as empirical setting of this study, aiming to analyze the dilemmas in the constitution of meanings attributed to the popular at Universidade Federal da Fronteira Sul. So, in specials terms, this research was done in a case study of UFFS - a multi-campus university - and in temporal terms, the research was developed from the document produced by the Pro-University Movement (2008), authoring documents University (2009) the documents produced from the implementation of UFFS during its first five years - which were analyzed using content analysis methodology. The search in the documents was the presence and absence of the "popular" terminology linked to the conception of the university. The results show us that UFFS, since its implementation, includes dimensions that characterize it as a public and popular university, given the combination of two protagonists present in its constitution. A "popular" terminology, is that configure UFFS as the first public and popular university in the country and that was built by the social actors that aspired to, it is presented as a qualifier of a peculiar way of education: in addition, it´s a space to demonstrate how to fight to conquer the right to public education, also demonstrates the concern of the knowledge produced and published in higher education institutions, and the interests and needs of the popular castes. Having entered the popular dimension of the origin of university it can be considered as a breakthrough in the perspective of overcoming the organization hegemonic historically endured in the constitution of Brazilian federal universities. The popular character can be evidenced in their regionality, multi-campus structure and collegial management, but its access policy that materialized the popular dimension its university figures. And it is strongly demonstrated by the presence of the popular castes at the university: the average of students who have accessed to university, and who are from public schools was 93 %, in these five years of the institution. Regarding the curriculum of UFFS, expressed through the common, related and specific areas, it is evident that these are initial marks with popular character of the courses implemented in UFFS. However, as emerging new role in the movement in the building of the university, the curriculum becomes been looked for different prospects, with different political views. It showed up that there is effervescence related to the curriculum. This manifests that there are differences in understanding and effectiveness of the proposed curriculum “as popular” of UFFS; therefore, it can be said that there is a tacit alignment with respect to the design of the popular university. The study allows us to state also that the complexity of dimensions that circulate in the meaning of popular university, and reveals that the dilemmas present in the popular character of the constitution at UFFS are configured as challenges for university. Therefore, it is evident that there is not a unique understanding of the popular character at UFFS, and the lack of correlative understanding regarding to the meaning of popular has been predominated. Although partly institutional documents analyzed prevail set the intention to affirm the popular character of the university, in the other hand this term does not seem to figure out how important, and this can be, or not, linked to the dilemmas present in its constitution. Having been named as the first public and popular university built, in the UFFS staff, a historic commitment as how to construct it, and with the dimensions of popular. Therefore, it is demonstrated, through this research, the importance of strengthening of popular in the university's design in creation of institutional documents in order to establish the dimensions of the popular at UFFS among its protagonists. The consolidation of the popular at UFFS permeates the actors are present today and even those who are absent, so, everyone is responsible for affecting the dimensions of the popular at UFFS. The question is, before all this, if the social actors present in the university are willing to assume the dimensions of the popular from UFFS.
Palavras-chave: Ensino superior
Universidades e faculdades públicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/717
Data do documento: 2015
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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