Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7171
Tipo: Monografia
Título: Análise dos hábitos de consumo de frutas e alimentos orgânicos entre consumidores de Cascavel - PR
Autor(es): Pieri, Aline de
Primeiro Orientador: Pereira, João Arami Martins
Resumo: O mercado de frutas vem demonstrando constante evolução, motivado, sobretudo pelas mudanças nos hábitos alimentares mais saudáveis por parte da população. Buscando melhorias na saúde e qualidade de vida, hoje já existem empresas e mercados alternativos que buscam nos produtos orgânicos atenderem as necessidades dos consumidores que incorporam na sua dieta tais produtos. A presente pesquisa foi realizada com objetivo de analisar os hábitos de consumo de frutas e alimentos orgânicos entre consumidores de Cascavel-PR. Para alcançar o objetivo proposto foi realizado um levantamento de dados junto a 79 consumidores e frequentadores nos mercados e feiras de Cascavel, através da aplicação de questionário estruturado, com entrevistas realizadas face-a-face, contendo perguntas abertas e fechadas. Os resultados da pesquisa mostraram que a maior parte dos entrevistados consiste em pessoas com idade entre trinta e seis e quarenta e cinco anos, a maioria são mulheres, com renda bruta de entre dois e quatro salários mínimos e em regime de união estável/casado/vive junto. Notou-se que os principais alimentos orgânicos consumidos são as hortaliças e as frutas, sendo estas adquiridas nos mercados e feiras. As frutas orgânicas mais consumidas são a banana, a laranja e a melancia. Os principais motivos de consumo das frutas orgânicas são cuidados com a saúde e não utilização de agrotóxicos. Observou-se também que os principais motivos do não consumo de frutas orgânicas por parte dos entrevistados é pelo fato de que o preço é considerado mais elevado do que os produtos convencionais e também pela pouca oferta no mercado. Foi identificado ainda, que os fatores decisivos na hora da compra das frutas orgânicas são a certeza de que o produto é orgânico e o preço.
Abstract/Resumen: The fruit market has shown steady progress, caused mainly by changes in healthier eating habits among the population. Seeking improvements in health and quality of life, and today there are already companies seeking alternative markets for organic products meet the needs of consumers who incorporate in your diet such products. This research was conducted in order to examine the spending habits of consumers between organic fruit and Cascavel-PR food. To achieve the proposed objective data was a survey conducted with 79 consumers and patrons in markets and fairs Rattlesnake through a structured questionnaire, with interviews conducted face-to-face with open and closed questions. The survey results showed that most respondents consists of people aged thirty and six forty-five years, the majority are women, with a gross income of between two and four times the minimum wage or under the stable union/married lives together. It was noted that the main organic foods consumed are vegetables and fruits, which are purchased in markets and fairs. The most consumed organic fruits are bananas, oranges and watermelon. The main reasons for consumption of organic fruits are health care and no use of pesticides. It was also observed that the main reasons for not consuming organic fruits among the interviewees is the fact that the price is considered higher than conventional products and also by the low supply in the market. It was also identified that the deciding factors when buying organic fruits are sure that the product is organic and the price.
Palavras-chave: Produtos agrícolas orgânicos
Frutas
Comportamento do consumidor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7171
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIERI.pdf12,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.