Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7178
Type: Monografia
Title: Educação e desenvolvimento: uma análise da influência de variáveis sociais e econômicas no Indicador de Educação Básica (IDEB) anos finais, nos municípios paranaenses em 2011
Author: Bittencourt, Valdirene Dambroski Fortes
First advisor: Nunes, Paulo Alexandre
Resume: Considerando a importância da educação para o desenvolvimento de uma região, o presente trabalho objetivou analisar a influência de variáveis sociais e econômicas no indicador de educação básica (IDEB) anos finais, nos municípios paranaenses em 2011. Neste trabalho enfatiza-se a importância da educação no processo de desenvolvimento. Do ponto de vista metodológico, realiza-se estudos quantitativos de correlação entre variáveis sociais e econômicas e IDEB, no sentido de verificar quais são as que mais influenciam nos níveis de educação dos estudantes do ensino fundamental anos finais. Entende-se que um trabalho com este caráter pode contribuir para a formulação de políticas públicas educacionais que favoreçam um ambiente econômico-social favorável aos estudantes, para que esses concluam seus estudos de forma adequada. Os resultados evidenciaram a correlação positiva entre IDEB e as variáveis sociais e econômicas, indicando uma associação entre estas variáveis, estando de acordo com a hipótese sugerida pelo estudo. Ao utilizar as técnicas de análise espacial univariada observou uma autocorrelação espacial, já na análise bivariada, os resultados demonstraram a existência de dependência espacial, comprovando a necessidade de se considerar o contexto social e econômico na formulação das políticas públicas educacionais.
Abstract: Considering the importance of education for the development of a region, the present study aimed to analyze the influence of social and economic variables on display basic education (IDEB) final years in municipal districts in 2011.Neste work emphasizes the importance of education in the development process. From the methodological point of view, carried out quantitative studies of correlation between social and economic variables and IDEB, to see which are the most influence on the levels of education of elementary school students final years. It is understood that a job with this character can contribute to the formulation of educational policies that promote a favorable economic and social environment for students to complete their studies that these appropriately. The results showed a positive correlation between IDEB and social and economic variables, indicating an association between these variables. which is consistent with the hypothesis suggested by the study. By using the techniques of spatial analysis observed a univariate spatial autocorrelation, as in the bivariate analysis, the results showed the existence of spatial dependence, confirming the need to consider the social and economic context in the formulation of educational policies.
Keywords: Educação
Influências sociais
Condição econômica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7178
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BITTENCOURT.pdf1,68 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.