Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7189
Tipo: | Monografia |
Título: | A educação de tempo integral e educação do campo na escola rural municipal sede Dom Carlos |
Autor(es): | Rhoden, Katiane |
Primeiro Orientador: | Grezzana, José Francisco |
Resumo: | O presente trabalho procura demonstrar através da pesquisa documental a complexidade do trabalho pedagógico da Escola do Campo em desenvolver um projeto de Educação de Tempo Integral que contemple a implantação da Educação de Tempo Integral na Escola Rural Municipal Sede Dom Carlos, relativo há espaço, estrutura, subsidios, materiais, profissionais especializados. A Educação de Tempo Integral é um assunto novo que está surgindo e muitos profissionais ainda não a conhecem mais com o passar dos dias vão adquirindo conhecimento sobre a mesma. Na Educação do Campo ela é ainda mais desconhecida, pois as dificuldades da sua implantação são ainda maiores do que nas escolas urbanas, pois as crianças acordam cedo para apanhar o transporte escolar e consequentemente ocorre rotatividade de professores de um ano para o outro. Retoma-se concepções sobre a Educação Rural, Educação do Campo e Educação de Tempo Integral. Por último, a apresentação da análise dos dados resultantes do estudo. |
Abstract/Resumen: | This work seeks to demonstrate, through documentary research, the complexity of the pedagogical work of Escola do Campo in developing a Full-Time Education project that encompasses the implementation of Full-Time Education at Escola Rural Municipal Sede Dom Carlos, regarding space, structure, subsidies, materials, specialized professionals. Full-time Education is a new subject that is emerging and many professionals still do not know about it, but as the days go by they acquire knowledge about it. In Rural Education it is even more unknown, as the difficulties of its implementation are even greater than in urban schools, as children wake up early to catch school transport and consequently there is teacher turnover from one year to the next. Conceptions about Rural Education, Countryside Education and Full-Time Education are revisited. Finally, the presentation of the analysis of the data resulting from the study. |
Palavras-chave: | Educação integral Escola rural Educação infantil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Laranjeiras do Sul |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7189 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Integral |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RHODEN.pdf | 57,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.