Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7193
Tipo: | Monografia |
Título: | Uma possível análise da implantação e implementação da educação em tempo integral na cidade de Pato Branco-PR: 1997 a 2014 |
Autor(es): | Oliveira, Glaucia Scapini de |
Primeiro Orientador: | Ruaro, Dirceu Antonio |
Resumo: | Este estudo apresenta uma reflexão sobre o processo da implantação e implementação da Educação em tempo integral na rede municipal de Pato Branco e as transformações ocorridas. Atualmente na cidade existe o turno de quatro horas e em algumas escolas são ofertadas projetos e/ou oficinas extra curriculares de arte, linguagens, matemática lúdica e informatização, sendo opcional para as crianças e adolescentes. Para dar conta do objetivo geral buscou-se no decorrer da pesquisa realizar uma análise a respeito das concepções norteadoras da educação em tempo integral e suas relações com de Pato Branco; Examinar o processo de implantação da Educação em Tempo Integral na rede ensino municipal de Pato Branco; discutir as ações de implantação e implementação da educação de tempo integral no município de Pato Branco PR e; perceber as relações históricas/políticas e sociais da educação em tempo integral de Pato branco. Para a pesquisa de campo entrevistou-se diretores, coordenadores pedagógicos, professores e pais de três escolas do município. A pesquisa foi aplicada no Município de Pato Branco estado do Paraná. Por ter experiência em educação em tempo integral ou pelo menos o que se entedia de educação em tempo integral para a época. Ao final da pesquisa os participantes acreditam que a educação em tempo integral é um passo importante para o desenvolvimento educacional do país, porém, precisa de um maior investimento por parte do governo. |
Abstract/Resumen: | This study presents a reflection on the process of deployment and implementation of Education full time in municipal Pato Branco and transformations occurred. Currently in the city there is a four-hour shift and in some schools projects and / or extra curricular art workshops, languages. mathematics and playful computerization are offered, being optional for children and adolescents. To account for the overall goal we sought during the research perform an analysis concerning the guiding conceptions of full-time education and their relationships with White Duck, Examining the process of implementation of Education Full-Time Network municipal teaching Duck White discuss the actions of deployment and implementation of full-time education in the city of Pato Branco - PR and, realizing the historical / political and social relations of full-time education of white duck. For the fieldwork was interviewed directors, coordinators, teachers and parents from three schools in the city. The survey was carried out in the city of Pato Branco state of Paraná. By having experience in full-time education or at least what gets bored of education for full-time season. At the end of the survey participants believe that full-time education is an important educational step development of the country, however, need increased investment by the government. |
Palavras-chave: | Educação integral Pato Branco (PR) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Laranjeiras do Sul |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7193 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Integral |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA.pdf | 40.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.