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Type: Monografia
Título : Possível implantação da educação em tempo integral no Colégio Estadual Indígena Segsó Tánh Sá na aldeia indígena Kaigang de Palmas PR
Author: Castilho, Alessandra de Souza
First advisor: Almeida, Antonio Cavalcante de
Resume: Este estudo pesquisou documentos relevantes que norteiam a Educação em Tempo Integral e a Educação Escolar Indígena. Orientações para Implementação da Educação em Tempo Integral Secretaria do Estado de Educação (SEED), Referencial Curricular para as Escolas Indígenas (RCNEI), um dos primeiros documentos que norteiam a Educação Indígena LDB 9394/96, Leis e Decretos Federais, Projeto Político Pedagógico, em que buscou-se informações do histórico da escola analisada. Além disso, utilizou-se a cartilha para os povos indígenas "Os direitos Indígenas na Constituição Federal" : Recife 1993, publicada por Rosane Lacerda, e o Capítulo VIII "Dos Índios" na Constituição Federal, buscando subsídios para encontrar caminhos para uma possível implantação no Colégio Estadual Indígena Segsó Tánh Sá, Terra Indígena Palmas, Paraná. Além disso, a pesquisa deverá despertar e fomentar o interesse da comunidade escolar em relação à Educação em Tempo Integral, objetivando apresentar uma análise sobre os processos de implantação às lideranças indígenas no sentido buscar os melhores caminhos para implantação da proposta na escola.
Resumen : This study researched relevant documents that guide Full-Time Education and Indigenous School Education. Guidelines for the Implementation of Full-Time Education State Department of Education (SEED), Curricular Reference for Indigenous Schools (RCNEI), one of the first documents that guide Indigenous Education LDB 9394/96, Federal Laws and Decrees, Pedagogical Political Project, in which information was sought about the history of the school analyzed. In addition, the booklet for indigenous peoples "Indigenous rights in the Federal Constitution" was used: Recife 1993, published by Rosane Lacerda, and Chapter VIII "On Indians" in the Federal Constitution, seeking subsidies to find paths for a possible implementation at the Segsó Tánh Sá Indigenous State College, Palmas Indigenous Land, Paraná. Furthermore, the research should awaken and encourage the interest of the school community in relation to Full-Time Education, aiming to present an analysis of the implementation processes to indigenous leaders in order to seek the best ways to implement the proposal in the school.
Palabras clave : Educação integral
Educação indígena
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Restrito
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7196
Fecha de publicación : 2014
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Integral

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