Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7212
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Avaliação de atividades celulolíticas e β-glicosidídicas de leveduras para o aproveitamento de resíduos vegetais e a produção de compostos orgânicos voláteis
Autor(es): Giehl, Anderson
Primeiro Orientador: Alves Júnior, Sérgio Luiz
Resumo: Considerando a geração estimada em 712 milhões de toneladas de resíduos de milho e cana-de-açúcar no Brasil em 2022, é necessário o constante aperfeiçoamento dos processos de hidrólise e fermentação dessas biomassas para evitar seu subaproveitamento ou descarte inadequado. Nesse sentido, a prospecção de leveduras associadas a insetos herbívoros é interessante, pois estas se encontram em ambientes onde são constantemente submetidas a esse tipo de biomassa. Como parte da microbiota desses invertebrados, elas oferecem enzimas, como a celulase e a β-glicosidase, que contribuem com a digestão do animal. Assim, nessa relação mutualista, as enzimas microbianas hidrolisam hemicelulose e celulose, polissacarídeos que devem ser também hidrolisados para o aproveitamento dos resíduos em questão. Diferentemente das celulases, as β-glicosidases não apenas servem para a redução dos dissacarídeos provenientes da celulose, mas também para a produção de compostos orgânicos voláteis (VOCs) a partir de ß-glicosídeos cujas agliconas tenham caráter aromático. Em vista disso, o presente estudo se propôs a avaliar as atividades celulolíticas e β-glicosidídicas de 46 linhagens de leveduras isoladas do trato digestivo da lagarta do cartucho, além de identificar os VOCs produzidos por elas. Para a avaliação da atividade celulase, as linhagens foram submetidas a meios ricos líquidos contendo carboximetilcelulose (CMC) por um período de 4 dias, e para as avaliações da atividade β-glicosidídica e de produção de VOCs, as linhagens foram cultivadas em meios ricos com celobiose por 2 e 3 dias, respectivamente. Por fim, as reações enzimáticas foram analisadas em duas temperaturas: 50 °C e 30 °C. Os sobrenandantes oriundos dos meios contendo CMC foram analisados pelo método de detecção de açúcares redutores com o agente colorimétrico DNS e os sobrenadantes dos cultivos em celobiose, avaliados pela reação com a enzima glicose oxidase de um kit comercial (Gold Analisa). Para a análise de VOCs, os sobrenadantes passaram por uma extração líquido-líquido com diclorometano e foram subsequentemente submetidos à análise em cromatógrafo gasoso acoplado a espectrômetro de massas (GC-MS). Das linhagens testadas, 15 apresentaram atividade celulase e 4, atividade de β-glicosidase. À temperatura de 50 °C, detectou-se um maior número de linhagens com atividade celulolítica, enquanto a 30 ºC as linhagens CHAP-184 e CHAP-187 se sobressairam. Para a β-glicosidase extracelular, a CHAP-159 apresentou o melhor desempenho, em 50 °C. No que se refere ao perfil de VOCs, foram detectados 8 compostos, sendo o 2-fenil-etanol, das linhagens CHAP-167 e CHAP-196, aquele com maior potencial de aproveitamento, com base nas áreas de pico dos cromatogramas. A prospecção realizada demonstra que as leveduras analisadas podem contribuir com o aproveitamento de resíduos na geração de produtos biotecnológicos de valor agregado.
Palavras-chave: Produção agrícola
Celulose
Compostos orgânicos
Biomassa
Insetos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7212
Data do documento: 24-Ago-2022
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIEHL.pdf975,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.