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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7226
Tipo: | Monografia |
Título: | Escola integral e formação cidadã: diálogos sobre o currículo |
Autor(es): | Menegussi, Maria Chiarani |
Primeiro Orientador: | Mohr, Naira Estela Roesler |
Resumo: | O desafio de transformar uma escola de educação fundamental regular em educação de tempo integral vai além da organização do tempo e espaço Este trabalho tem a finalidade de apontar caminhos para uma organização que contemple as atividades curriculares na concepção de uma educação que desenvolva na sua integralidade as dimensões, física, afetiva, cognitiva, intelectual e ética de que nossas crianças e adolescentes precisam e desejam. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa bibliográfica e de observação participante A pesquisa mostra que a discussão em torno de um currículo de tempo integral precisa visar o compromisso de uma educação pública comprometida com a formação de novas gerações. No entanto, é importante ressaltar que as ementas apresentadas em decretos, pareceres e instruções são apenas orientações de organização dos conteúdos, e que a unidade escolar deve partir dessa organização para formular sua Proposta Pedagógica Curricular, elaborando os conteúdos específicos de acordo com sua realidade e prevendo também a discussão e abordagem dos desafios educacionais a partir desses conteúdos. |
Abstract/Resumen: | The challenge of transforming a regular elementary school into full-time education goes beyond the organization of time and space. This work aims to point out ways for an organization that considers curricular activities in the design of an education that fully develops the dimensions, physical, affective, cognitive, intellectual and ethical that our children and adolescents need and desire. As a methodological route, we opted for bibliographical research and participant observation. The research shows that the discussion around a full-time curriculum needs to aim at the commitment of public education committed to the training of new generations. However, it is important to highlight that the menus presented in decrees, opinions and instructions are only guidelines for organizing the contents, and that the school unit must start from this organization to formulate its Curricular Pedagogical Proposal, elaborating the specific contents according to its reality and also providing for the discussion and approach of educational challenges based on these contents. |
Palavras-chave: | Educação integral Currículo de ensino fundamental |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Laranjeiras do Sul |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7226 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Integral |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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