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Tipo: Dissertação
Título: Ecopedagogia: promovendo aprendizagens para cuidar da vida na terra
Autor(es): Menegussi, Fabiane Carbonari
Primeiro Orientador: Pereira, Ana Maria de Oliveira
Primeiro membro da banca: Dickmann, Ivo
Segundo membro da banca: Neitzel, Odair
Resumo: Partindo da história da educação brasileira e seu contexto, verifica-se que as questões que envolvem a formação dos professores/as estão presentes em diversos momentos, assim como a Educação Ambiental e a Ecopedagogia são influenciadas pela conjuntura histórica, social e política, marcada por avanços e retrocessos. Considerando isso, esta pesquisa foi construída a partir da problemática: Como a Ecopedagogia está presente e contribui nas práticas educativas dos/as professores/as que atuam no curso de Pedagogia, de uma Instituição de Ensino Superior que prioriza a Educação Ambiental? Para responder a essa questão elencou-se como objetivo geral construir a compreensão de como a Ecopedagogia está presente e contribui nas práticas educativas dos/as docentes, que atuam na formação de professores/as. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, de abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos é uma pesquisa-ação. A parte empírica da pesquisa foi desenvolvida com docentes que atuam no curso de Pedagogia, da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente – FAMA, a partir de um encontro embasado nos círculos de cultura freirianos, denominado Círculo Ecopedagógico. Para a análise dos dados foi utilizada como técnica, a Análise de Conteúdo. A partir do significado etimológico, ressignificando-o e associando-o ao conceito de Cuidadania, a Ecopedagogia referese ao cuidado da vida, da existência e contempla o entendimento sobre o planeta Terra como a casa de todos/as, por isso, todos/as são responsáveis por cuidá-la, de situações cotidianas. Dessa forma, as ações Ecopedagógicas não são lineares, nem mecânicas, são complexas, desafiadoras e exigem um repensar, refletir, ressignificar, atribuir sentido. As construções teóricas desta pesquisa puderam evidenciar que a Ecopedagogia incorpora elementos da Educação Ambiental na sua proposta. Assim, valeu-se da Educação Ambiental, em diversos momentos, especialmente, na realização do Círculo Ecopedagógico, uma vez que as questões que conduziram o diálogo iniciaram abordando a Educação Ambiental para, então, conceituar a Ecopedagogia e buscar exemplos de práticas ecopedagógicas. Os dados obtidos tornam-se relevantes para instigar a continuidade desta pesquisa ou relacioná-la a outras pesquisas com a finalidade de compreender, difundir e evidenciar as contribuições da Ecopedagogia, nas mais diversas áreas. No processo de análise das falas dos/as docentes, a pesquisa pode evidenciar a perspectiva dialética-dialógica, tendo em vista que as categorias Educação Ambiental, Ecopedagogia e formação de professores/as encontram-se permeadas nas falas, não sendo tarefa fácil desmembrar e falar somente de um tema, pois um oportuniza relacionar-se com o outro. Com a conclusão dessa pesquisa, enquanto encaminhamentos, pretende-se que mais círculos ecopedagógicos sejam realizados com docentes, no sentido de formação continuada e diálogo de saberes, bem como com acadêmicos/as na formação inicial de professores/as para fomentar práticas ecopedagógicas, com o projeto utópico, mas, possível, de difundir a Ecopedagogia e suas práticas em todos os níveis de ensino e para a sociedade, em geral, haja vista que a Ecopedagogia se preocupa com a formação integral do ser humano e promove aprendizagens para cuidar da vida na Terra.
Abstract/Resumen: Starting from the history of Brazilian education and its context, it appears that the issues involving teacher training are present at different times, just as Environmental Education and Ecopedagogy are influenced by the historical, social and political situation, marked by advances and setbacks. Considering this, this research was constructed based on the problem: How is Ecopedagogy present and contributes to the educational practices of teachers who work in the Pedagogy course, at a Higher Education Institution that prioritizes Environmental Education? To answer this question, the general objective was to build an understanding of how Ecopedagogy is present and contributes to the educational practices of teachers, who work in teacher training. The research is characterized as exploratory, with a qualitative approach and, in terms of procedures, it is action research. The empirical part of the research was developed with teachers who work in the Pedagogy course, at the Municipal Faculty of Education and Environment – FAMA, based on a meeting based on Freirian culture circles, called Ecopedagogical Circle. Content Analysis was used as a technique for data analysis. Based on the etymological meaning, redefining it and associating it with the concept of Care, Ecopedagogy refers to the care of life, of existence and contemplates the understanding of planet Earth as everyone's home, therefore, everyone / are responsible for taking care of her in everyday situations. In this way, Ecopedagogical actions are not linear, nor mechanical, they are complex, challenging and require rethinking, reflecting, giving new meaning, assigning meaning. The theoretical constructions of this research were able to demonstrate that Ecopedagogy incorporates elements of Environmental Education in its proposal. Thus, Environmental Education was used at various times, especially when carrying out the Ecopedagogical Circle, since the questions that led the dialogue began by addressing Environmental Education and then conceptualizing Ecopedagogy and seeking examples of ecopedagogical practices. The data obtained becomes relevant to instigate the continuity of this research or relate it to other research with the purpose of understanding, disseminating and highlighting the contributions of Ecopedagogy, in the most diverse areas. In the process of analyzing the teachers' speeches, the research can highlight the dialectical-dialogical perspective, considering that the categories Environmental Education, Ecopedagogy and teacher training are permeated in the speeches, and it is not an easy task to dismember and speak only about one topic, as one provides an opportunity to relate to the other. With the conclusion of this research, as forward, it is intended that more ecopedagogical circles will be carried out with teachers, in the sense of continued training and dialogue of knowledge, as well as with academics in initial teacher training to promote ecopedagogical practices, with the utopian, but possible, project of spreading Ecopedagogy and its practices at all levels of education and to society in general, given that Ecopedagogy is concerned with the integral formation of human beings and promotes learning to take care of life in the land
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Ecopedagogia
História da educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7229
Data do documento: 23-Out-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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