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Tipo: Dissertação
Título: Caminhos da integração entre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e a educação: um estudo acerca da formação inicial nos cursos de Letras Português e/ou Inglês das Universidades Federais dos estados da região sul
Autor(es): Mello, Lidiane Loureiro de
Primeiro Orientador: Pereira, Ana Maria de Oliveira
Resumo: A sociedade atual está envolta a aceleradas modificações nos mais variados setores, consequentemente a Educação também recebe influências desta era tecnológica digital vivenciada. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) representam importantes recursos a serem utilizados com finalidades pedagógicas, podendo potencializar e inovar a forma de ensinar. A Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, a qual define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, indica que a formação inicial deve conduzir os docentes ao uso competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural dos(das) professores(as) e estudantes. Com este argumento, esta dissertação objetiva compreender como as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura presenciais de Letras Português e ou Inglês das Universidades Federais da Região Sul apresentam a formação em relação ao uso das TDIC. Este trabalho investigativo de cunho documental toma como referência a consulta dos documentos legais de 19 cursos distribuídos nas Universidades Federais, como o Projeto Político do Curso (PPC) e parte de uma abordagem qualitativa. Alguns passos do Método da Educação Comparada foram utilizados para delinear os percursos da pesquisa, possibilitando o resultado. Após a análise das matrizes curriculares foi possível constatar que a maioria delas contemplaram a temática das TDIC em disciplinas de caráter obrigatório, representando um aspecto positivo em relação ao preparo formativo destes professores, no entanto, o cenário ideal estaria na oferta de disciplinas obrigatórias por todos os cursos, visto que as eletivas, por serem opção ou não do licenciado, corre-se o risco de não ter contato com a temática no percurso formativo. Considerando que desde a Resolução 02/2015 já se passaram oito anos, há uma urgência para que o processo formativo de professores considere o preparo destes profissionais para o uso competente das TDIC, contribuindo para o aprimoramento da prática pedagógica, pois, a proporção de avanço das descobertas tecnológicas é grande, e cada vez mais a atividade docente necessita dessa atualização para a cultura digital, visto que a educação é condicionada pelo contexto social inserido. Neste sentido, a formação inicial de professores não deve desconsiderar, ou deixar em caráter secundário o preparo dos docentes para este tema que faz parte da vida dos profissionais e dos alunos contemporâneos.
Abstract/Resumen: Current society is surrounded by accelerated changes in the most varied sectors, consequently Education also receives influences from this digital technological era. Digital Information and Communication Technologies (DICT) represent important resources to be used for pedagogical purposes and can enhance and innovate the way of teaching. CNE/CP Resolution No. 2, of July 1, 2015, which defines the National Curricular Guidelines for initial training at higher education (degree courses, pedagogical training courses for graduates and second-degree courses) and for continuing training, indicates that initial training must lead teachers to the competent use of Information and Communication Technologies (ICT) to improve pedagogical practice and expand the cultural training of teachers and students. With this argument, this dissertation aims to understand how the curricular matrices of Portuguese and/or English Language courses at Federal Universities in the Southern Region provide training in relation to the use of ICDT. This investigative work of a documentary nature takes as a reference the consultation of the legal documents of the courses mentioned above, such as the Political Projects of the Course (PPC) and uses a qualitative approach. The Comparative Education Method was used to outline the research paths, enabling the result. After analyzing the curricular matrices of the courses, it was possible to verify that the majority of them covered the topic of DICT in mandatory subjects, representing a positive aspect in relation to the training preparation of these teachers, however, the ideal scenario would be offering mandatory subjects for all courses, since electives, whether or not they are the graduate's choice, run the risk of not having contact with the topic during their training. Considering that eight years have passed since Resolution 02/2015, there is an urgency for the teacher training process to consider the preparation of these professionals for the competent use of ICDT, thus contributing to the improvement of pedagogical practice, as the proportion of the advancement of technological discoveries is great, and teaching activity increasingly needs this update to digital culture, since education is conditioned by the social context inserted. In this sense, initial teacher training should not disregard, or leave secondary, the preparation of teachers for this topic that is part of the lives of contemporary professionals and students.
Palavras-chave: Formação de professores
Tecnologia da informação
Currículo de ensino superior
Língua portuguesa
Língua inglesa
Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7242
Data do documento: 23-Nov-2023
Nível: Mestrado
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