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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7285
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Horst, Cristiane | - |
dc.creator | Correa, Cassiana Fagundes | - |
dc.date | 2023-07-14 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T15:45:46Z | - |
dc.date.available | 2024-01-26 | - |
dc.date.available | 2024-01-26T15:45:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-14 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7285 | - |
dc.description.resumo | Apesar de registrarmos mais de 300 línguas presentes no Brasil atualmente (Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, 2021), ainda há grande preconceito linguístico enfrentado nas escolas. Há repreensão aos imigrantes para que não utilizem suas línguas maternas dentro da sala de aula, e isso, muitas vezes, se deve ao fato do professor não entender o que o aluno diz, mostrando que a ampliação de pesquisas de estudos nessa área se faz cada vez mais necessário. Usando a diversidade e pluralidade linguística, a escola pode, aos poucos, diminuir os preconceitos. Identificamos a necessidade de mudanças para o acolhimento de refugiados e implantação de leis nacionais para melhorar o ensino nas escolas. Esse artigo apresenta a situação linguística e cultural em algumas escolas públicas estaduais, nas cidades de Chapecó e Guatambu, bem como as línguas usadas dentro da sala de aula por imigrantes e brasileiros atualmente. Os objetivos são, inicialmente, i) descrever a realidade linguística dos alunos para que se possa conhecer quais são os grupos etno-linguísticos presentes e, na sequência, ii) destacar e analisar as principais dificuldades encontradas por brasileiros e estrangeiros dentro da sala de aula multilíngue e, a partir disso, iii) propor estratégias de atuação para os contextos de multilinguismo. Para demonstrar os resultados da pesquisa, foram analisados documentos referenciais já instaurados, como também o questionário aplicado nas escolas para colher dados reais das línguas presentes nesse ambiente educacional, e assim confirmar a importância e relevância de abordar o tema na sala de aula, para que sejam quebrados os preconceitos linguísticos existentes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-01-26T11:04:06Z No. of bitstreams: 1 CORREA.pdf: 732577 bytes, checksum: 3b0f0088dbbc77a5a064916cac9d2bf5 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-26T15:45:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CORREA.pdf: 732577 bytes, checksum: 3b0f0088dbbc77a5a064916cac9d2bf5 (MD5) Previous issue date: 2023-07-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Multilinguismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.title | Multilinguismo nas salas de aula do ensino médio no oeste de Santa Catarina: como ensinar línguas? | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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