Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7285
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Horst, Cristiane-
dc.creatorCorrea, Cassiana Fagundes-
dc.date2023-07-14-
dc.date.accessioned2024-01-26T15:45:46Z-
dc.date.available2024-01-26-
dc.date.available2024-01-26T15:45:46Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7285-
dc.description.resumoApesar de registrarmos mais de 300 línguas presentes no Brasil atualmente (Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, 2021), ainda há grande preconceito linguístico enfrentado nas escolas. Há repreensão aos imigrantes para que não utilizem suas línguas maternas dentro da sala de aula, e isso, muitas vezes, se deve ao fato do professor não entender o que o aluno diz, mostrando que a ampliação de pesquisas de estudos nessa área se faz cada vez mais necessário. Usando a diversidade e pluralidade linguística, a escola pode, aos poucos, diminuir os preconceitos. Identificamos a necessidade de mudanças para o acolhimento de refugiados e implantação de leis nacionais para melhorar o ensino nas escolas. Esse artigo apresenta a situação linguística e cultural em algumas escolas públicas estaduais, nas cidades de Chapecó e Guatambu, bem como as línguas usadas dentro da sala de aula por imigrantes e brasileiros atualmente. Os objetivos são, inicialmente, i) descrever a realidade linguística dos alunos para que se possa conhecer quais são os grupos etno-linguísticos presentes e, na sequência, ii) destacar e analisar as principais dificuldades encontradas por brasileiros e estrangeiros dentro da sala de aula multilíngue e, a partir disso, iii) propor estratégias de atuação para os contextos de multilinguismo. Para demonstrar os resultados da pesquisa, foram analisados documentos referenciais já instaurados, como também o questionário aplicado nas escolas para colher dados reais das línguas presentes nesse ambiente educacional, e assim confirmar a importância e relevância de abordar o tema na sala de aula, para que sejam quebrados os preconceitos linguísticos existentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-01-26T11:04:06Z No. of bitstreams: 1 CORREA.pdf: 732577 bytes, checksum: 3b0f0088dbbc77a5a064916cac9d2bf5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-01-26T15:45:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CORREA.pdf: 732577 bytes, checksum: 3b0f0088dbbc77a5a064916cac9d2bf5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-26T15:45:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CORREA.pdf: 732577 bytes, checksum: 3b0f0088dbbc77a5a064916cac9d2bf5 (MD5) Previous issue date: 2023-07-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultilinguismopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titleMultilinguismo nas salas de aula do ensino médio no oeste de Santa Catarina: como ensinar línguas?pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORREA.pdf715,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.