Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7285
Type: Artigo Cientifico
Título : Multilinguismo nas salas de aula do ensino médio no oeste de Santa Catarina: como ensinar línguas?
Author: Correa, Cassiana Fagundes
First advisor: Horst, Cristiane
Resume: Apesar de registrarmos mais de 300 línguas presentes no Brasil atualmente (Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, 2021), ainda há grande preconceito linguístico enfrentado nas escolas. Há repreensão aos imigrantes para que não utilizem suas línguas maternas dentro da sala de aula, e isso, muitas vezes, se deve ao fato do professor não entender o que o aluno diz, mostrando que a ampliação de pesquisas de estudos nessa área se faz cada vez mais necessário. Usando a diversidade e pluralidade linguística, a escola pode, aos poucos, diminuir os preconceitos. Identificamos a necessidade de mudanças para o acolhimento de refugiados e implantação de leis nacionais para melhorar o ensino nas escolas. Esse artigo apresenta a situação linguística e cultural em algumas escolas públicas estaduais, nas cidades de Chapecó e Guatambu, bem como as línguas usadas dentro da sala de aula por imigrantes e brasileiros atualmente. Os objetivos são, inicialmente, i) descrever a realidade linguística dos alunos para que se possa conhecer quais são os grupos etno-linguísticos presentes e, na sequência, ii) destacar e analisar as principais dificuldades encontradas por brasileiros e estrangeiros dentro da sala de aula multilíngue e, a partir disso, iii) propor estratégias de atuação para os contextos de multilinguismo. Para demonstrar os resultados da pesquisa, foram analisados documentos referenciais já instaurados, como também o questionário aplicado nas escolas para colher dados reais das línguas presentes nesse ambiente educacional, e assim confirmar a importância e relevância de abordar o tema na sala de aula, para que sejam quebrados os preconceitos linguísticos existentes.
Palabras clave : Multilinguismo
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Linguística
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7285
Fecha de publicación : 14-jul-2023
Aparece en las colecciones: Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CORREA.pdf715,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.