Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7298
Tipo: Dissertação
Título: A pedagogia histórico-crítico (PHC) nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para uma educação emancipadora
Autor(es): Oliveira, Idinéia Dutra Marquezoti de
Primeiro Orientador: Slongo, Ione Ines Pinsson
Primeiro coorientador: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Primeiro membro da banca: Andreis, Adriana Maria
Segundo membro da banca: Alves, Vânia Maria
Terceiro membro da banca: Saganfredo, Kátia Aparecida
Resumo: Esta pesquisa tem como foco analisar a produção nacional, na forma de teses e dissertações, sobre o desenvolvimento e a implementação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista identificar a sua contribuição para a promoção de uma educação emancipadora. A intenção é responder a seguinte problemática: A) Quais são as características das pesquisas que abordam a PHC nos Anos Iniciais? B) Quais são as principais ações educativas promovidas e refletidas pelas teses e dissertações acerca da PHC e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? C) Quais são as possibilidades e os limites da articulação teórico-prática da PHC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental explicitadas nos estudos analisados? D) Quais são as contribuições da PHC, identificadas nos estudos, para a construção de uma educação emancipadora nos Anos Iniciais? Teoricamente, o estudo sobre a PHC ancora-se nas contribuições de Saviani (1995, 2003, 2007, 2008a, 2011, 2012a, 2012c, 2013, 2019), Martins (2010, 2013, 2015, 2017, 2021), Lavoura (2017, 2018), Gasparin (2012), dentre outros. Metodologicamente, este trabalho se configura como pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, do tipo bibliográfica. Para a constituição do corpus da pesquisa foram realizadas buscas nos bancos da CAPES e do IBICT para selecionar dissertações e teses, considerando o recorte temporal 2010-2020, que resultou em corpus composto por 39 estudos (33 dissertações e 6 teses) que versam sobre a PHC e os Anos Iniciais. As produções foram mais presentes nos anos de 2015, 2017 e 2019, com 6 estudos cada, distribuídas por 11 estados com predomínio na região Sudeste (16 produções) e Sul (14 produções). O Paraná foi o estado com mais estudos (13 produções), seguido de São Paulo (14 produções). A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostraram maior incidência de estudos, com 8 produções cada. Por fim, a sistematização e análise de dados permitiu concluir que o desenvolvimento das práticas pedagógicas pautadas na PHC são ressalvas éticas, são possibilidades reais, são mudanças possíveis, por mostrarem-se atentas às contribuições emancipadoras na educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract/Resumen: This research focuses on analyzing the national production, in the form of theses and dissertations, on the development and implementation of Historical-Critical Pedagogy (HCP) in the Initial Years of Elementary Education, aiming to identify its contribution to the promotion of emancipatory education. The intention is to answer the following questions: A) What are the characteristics of research that address PHC in the Initial Years? B) What are the main educational actions promoted and reflected by the theses and dissertations about PHC and the Initial Years of Elementary Education? C) What are the possibilities and limits of the theoretical-practical articulation of HCP in the Initial Years of Elementary Education as explained in the analyzed studies? D) What are the contributions of PHC, identified in the studies, to the construction of emancipatory education in the Initial Years? Theoretically, the study on HCP is anchored in the contributions of Saviani (1995, 2003, 2007, 2008a, 2011, 2012a, 2012c, 2013, 2019), Martins (2010, 2013, 2015, 2017, 2021), Lavoura (2017, 2018), Gasparin (2012), among others. Methodologically, this work is configured as qualitative, exploratory, bibliographical research. For the constitution of the research corpus, searches were carried out in the CAPES and IBICT databases to select dissertations and theses, considering the time frame 2010-2020, resulting in a corpus composed of 39 studies (33 dissertations and 6 theses) addressing PHC and the Initial Years. Productions were more present in the years 2015, 2017, and 2019, with 6 studies each, distributed across 11 states, predominantly in the Southeast (16 productions) and South (14 productions) regions. Paraná had the most studies (13 productions), followed by São Paulo (14 productions). The State University of West Paraná (Unioeste) and São Paulo State University (Unesp) showed a higher incidence of studies, with 8 productions each. Finally, the systematization and analysis of data allowed concluding that the development of pedagogical practices based on PHC is ethical reservations, real possibilities, and possible changes, as they prove to be attentive to emancipatory contributions in the education of the Initial Years of Elementary Education.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Educação infantil
Ensino e aprendizagem
Educação emancipadora
História da pedagogia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7298
Data do documento: 1-Dez-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.