Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7312
Type: Artigo Cientifico
Title: Materiais e materialidades nos ambientes de educação infantil: diversificando e ampliando relações e experiências
Author: Aver, Gabriela
First advisor: Rivero, Andréa Simões
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Tasquetto, Angélica D'Avila
Resume: O presente estudo é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que visa analisar e refletir criticamente sobre os objetos e materiais ofertados às crianças de 0 a 6 anos em contextos de educação infantil. O objetivo geral é o de investigar, na produção teórica da área da Educação Infantil e da Arte, estudos e pesquisas sobre objetos/materiais disponibilizados às crianças nos espaços de instituições, visando refletir sobre os indicativos dessa produção para o processo educativo-pedagógico nesses contextos. O estudo analisou oito artigos, localizados nas plataformas Google Acadêmico e no Portal de Periódicos da CAPES, e revelou a potencialidade de materiais diversificados e a necessidade de construir ambientes que assegurem os direitos das crianças, aliados a uma intencionalidade docente voltada a promover autonomia, criatividade, experiências e aprendizagens diversas. Ficou evidente que a Arte, e principalmente a Arte Contemporânea, desafiam a educação de crianças pequenas, oferecendo oportunidades únicas de ressignificação dos espaços pedagógicos e da oferta de materiais.
Abstract: The present study is a qualitative bibliographic research that aims to analyze and critically reflect on the objects and materials offered to children aged 0 to 6 in early childhood education contexts. The general objective is to investigate, in the theoretical production in the area of Early Childhood Education and Art, studies and research on objects/materials made available to children in institutional spaces, reflecting on the indications of this production for the educational-pedagogical process in these contexts. The study analyzed eight articles located on the Google Scholar platforms and the CAPES Periodicals Portal and revealed the potential of diverse materials and the need to build environments that ensure children's rights combined with teaching intentionality aimed at promoting autonomy, creativity, diverse experiences and learning. . It became evident that Art, and especially Contemporary Art, challenges the education of young children, offering unique opportunities for redefining educational spaces and offering materials.
Keywords: Educação infantil
Ensino e aprendizagem
Educação infantil
Didática
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7312
Issue Date: 14-Dec-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVER.pdf350,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.