Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7315
Tipo: Monografia
Título: Efeito da ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) na dieta de tilápias (Oreochromis niloticus) sobre a atividade de enzimas digestivas e perfil bioquímico
Autor(es): Retcheski, Milena Cia
Primeiro Orientador: Cazarolli, Luisa Helena
Resumo: Uma das espécies de peixe mais produzidas na aquicultura brasileira e mundial é a tilápia do Nilo. Dentre os desafios da piscicultura, encontra-se a produção de animais de qualidade. Para isso, um dos fatores de alta relevância é a questão nutricional dos animais e o seu equilíbrio fisiológico. Com isso buscamos encontrar compostos não convencionais que possam ser utilizados na alimentação dos peixes. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da inclusão da farinha de Pereskia aculeata na dieta de Oreochromis niloticus sobre a atividade das enzimas digestivas e perfil bioquímico dos animais. O experimento foi desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil. Os animais foram divididos em quatro grupos, sendo eles controle (T0), T1, T2 e T3, os quais continham, respectivamente, 0, 5, 10 e 15 % de farinha de ora-pro-nóbis na formulação. Avaliou-se as atividades das enzimas digestivas lipase, amilase, sacarase, maltase, tripsina e quimotripsina e os níveis plasmáticos de glicose, colesterol e triacilgliceróis. No processo digestivo a inclusão da farinha de P. aculeata na atividade das proteases houve aumento significativo na atividade da quimotripsina (5, 10 e 15 %) e na tripsina (15 %), o mesmo ocorreu com a lipase (15%). Já as enzimas de digestão de carboidratos a enzima sacarase não teve interferência da farinha de ora-pro-nóbis por outro lado a amilase (10 e 15 %) e a maltase (15 %) houve um aumento. Já as análises sanguíneas não tiveram alteração na atividade da glicose, colesterol e triacilgliceróis. A substituição alimentar de farinha de ora-pro-nóbis (P. aculeata) na dieta de O. niloticus, melhorou a capacidade digestiva dos animais e sem alterações no perfil bioquímico.
Palavras-chave: Tilápia-do-Nilo
Nutrição animal
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7315
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Engenharia de Aquicultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RETCHESKI.pdf984,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.